A lista de espera para uma cirurgia na Catalunha é duas vezes superior à de Madrid

  • Servimedia
  • 12 Agosto 2024

O tempo médio de espera a nível nacional é de 128 dias, sendo de 139 na Catalunha e de 51 em Madrid.

Os dados oficiais do Ministério da Saúde sobre as listas de espera para intervenção cirúrgica revelam um tempo médio de espera nacional de 128 dias, que no caso da Catalunha sobe para 139 dias e na Comunidade de Madrid desce para 51 dias.

Estes dados mostram que existe uma diferença substancial entre as duas maiores regiões de Espanha neste domínio, sendo a lista de espera na Catalunha 272% mais longa do que em Madrid.

O Sistema de Informação de Listas de Espera do Sistema Nacional de Saúde indicava em dezembro que o tempo médio de espera a nível nacional era de 128 dias, mais 8% do que no ano anterior. O número total de doentes a aguardar cirurgia era de 849.535, mais 7% do que no ano anterior.

No caso da Catalunha, as estatísticas são superiores à média nacional porque o tempo de espera é de 138 dias, após anos de mandato da Esquerra Republicana à frente da Generalitat, com um esforço especial para melhorar os serviços públicos.

Os seus números diminuíram em relação ao ano anterior, quando eram 154 dias, mas continuam a ser 10 dias mais longos do que o tempo médio de espera em toda a Espanha. Assim, é a sexta comunidade com o tempo de espera mais longo para uma cirurgia.

Por seu lado, a Comunidade de Madrid é a região de Espanha com os tempos de espera mais curtos do país, com apenas 51 dias. Esta situação consolida uma tendência decrescente registada nos últimos anos, graças ao novo plano de listas de espera promovido pelo governo regional da popular Isabel Díaz Ayuso, que aposta na colaboração público-privada.

Tal como acontece a nível nacional, o número de pacientes à espera de cirurgia na Catalunha continuou a aumentar, atingindo 183.394, mais 5,7% do que no ano anterior.

Assim, a taxa de pessoas em lista de espera por cada 1.000 habitantes é de quase 24%, cinco pontos acima da média nacional, o que a torna uma das regiões com maior percentagem em Espanha.

Em Madrid, por seu lado, o número continua a diminuir para 71.693 pessoas, com uma taxa de 10% por 1.000 habitantes, a segunda mais baixa a nível nacional, apenas atrás do País Basco.

É igualmente de salientar a taxa de pacientes que têm de esperar mais de seis meses em lista de espera para serem operados: na Catalunha, esta taxa é de 30% e na Comunidade de Madrid é de apenas 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A lista de espera para uma cirurgia na Catalunha é duas vezes superior à de Madrid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião