Transação concluída. Marco Galinha compra 50% da Vasp por 4,5 milhões
A Palavras de Prestígio comprou 333 mil ações com o valor nominal de 3,50 euros, pelo que o negócio ficou concluído por um montante total de 4,5 milhões de euros.
A Palavras de Prestígio, detida pelo Grupo Bel de Marco Galinha, já é dona dos 50% que Cofina detinha na Vasp. O valor do negócio, agora concluído, ascende a 4,5 milhões de euros, segundo comunicado ao mercado.
No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Cofina adianta que, “na sequência do comunicado divulgado no passado dia 11 de agosto de 2023, sobre o exercício de opção de compra, pela sociedade Palavras de Prestígio” do grupo Bel, das 333.000 ações nominativas, com o valor nominal de 3,50 euros, de que a Cofina era titular no capital social da VASP – Distribuição de Publicações e da emissão de decisão da não oposição por parte da Autoridade da Concorrência, “efetivou-se, na presente data, a conclusão da transação”. Ou seja, “a efetiva alienação das 333.000 ações nominativas” que a Cofina era titular, “pela contrapartida, integralmente paga na presente data, de 4.500.000,00 euros“.
A Palavras de Prestígio é uma empresa controlada em exclusivo pelo Grupo Bel que, à data da notificação da operação de concentração, já detinha uma participação de 50% no capital social da Vasp. Em resultado do exercício de uma opção de compra das ações detidas pela Cofina no capital da Vasp, passou a ser a única acionista desta última.
A Vasp, recorde-se, passou a ser detida a 50% pela Cofina Media em 2021, quando esta exerceu o direito de preferência para adquirir à Impresa 16,67% do capital da Vasp, por 1,05 milhões de euros.
“A entrada da Vasp no grupo Bel representa a consolidação de uma área de atuação num mercado onde quer ser referência em Portugal, assegurando agora um trabalho eficiente e eficaz de distribuição de imprensa e do livro, em prol do direito à informação e da cultura, honrando o passado do Vasp”, referiu na altura o grupo liderado por Marco Galinha, em comunicado.
Em 25 de julho, a Autoridade da Concorrência (AdC) adotou uma decisão de não oposição “com condições e obrigações” na operação de compra da Vasp pela Palavras de Prestígio, do dono do grupo Bel, Marco Galinha, depois desta ter assumido compromissos que garantem o acesso de todos os editores à rede de distribuição.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.