Ventura quer referendo à imigração para negociar o Orçamento
O presidente do Chega vai propor ao Parlamento um referendo nacional sobre a criação de quotas para imigrantes antes da discussão do Orçamento do Estado para 2025.
O presidente do Chega, André Ventura, vai propor ao Parlamento um referendo nacional sobre a criação de quotas para imigrantes antes da discussão do Orçamento do Estado para 2025, avançaram o Expresso e o Correio da Manhã. Para Ventura, esse será “mais um elemento nas negociações” da proposta orçamental que pode determinar o futuro do Governo, uma vez que poderá definir a posição de voto do seu partido.
O líder do Chega assume ser “importante” a aprovação do referendo para definir a posição do partido na votação do Orçamento, embora não faça depender o voto disso. Mas, com a viabilização do referendo, seria quase certo que o Chega votaria a favor, uma vez que a imigração é uma bandeira do partido, tendo já convocado uma manifestação para o próximo mês. Se o partido se abstiver na votação, não será suficiente para o Orçamento passar.
Durante conversas com os partidos sobre as alterações legislativas relativas à imigração, Ventura já tinha suscitado o tópico da introdução de quotas. Na altura, o líder do Chega anunciou que havia abertura do Governo nesse sentido, ideia que o Executivo recusou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ventura quer referendo à imigração para negociar o Orçamento
{{ noCommentsLabel }}