Inflação na UE sobe para 2,8%, mas em Portugal abranda para 2,7%
O índice de preços registado em julho na União Europeia avançou dois pontos e na Zona Euro aumentou um ponto para 2,6%. Já a economia lusa sentiu um alívio de 0,4 pontos face ao mês anterior.
A inflação média anual da União Europeia (UE) subiu dois pontos percentuais (p.p.) para 2,8%, em julho, na comparação com o mês anterior (2,6%). Na Zona Euro, o índice de preços avançou um ponto, de 2,5% para 2,6%, segundo o relatório publicado esta terça-feira pelo Eurostat. Já Portugal viu o indicador cair 0,4 pontos, de 3,1% para 2,7%, ficando em linha com a UE e o espaço da moeda única, tal como já tinha avançado o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Um ano antes, a taxa de inflação na UE era de 6,1% e, na Zona Euro, o índice de preços estava a subir 5,3%, o que traduz descidas de 3,3 pontos e de 2,7 pontos respetivamente. Em Portugal, o indicador batia nos 4,3%, de acordo com o INE.
As taxas anuais mais baixas foram registadas na Finlândia (0,5%), Letónia (0,8%) e Dinamarca (1%). E as mais elevadas verificaram-se na Roménia (5,8%), Bélgica (5,4%) e Hungria (4,1%). Em comparação com o mês anterior, a inflação homóloga de julho caiu em nove estados-membros, entre os quais Portugal, manteve-se estável em quatro e aumentou em 14 países, observa o gabinete de estatísticas da UE.
O maior contributo para a subida da inflação homóloga, na área do Euro, veio dos serviços, cujos preços agravaram-se em 1,82 p.p., seguidos dos produtos alimentares, álcool e tabaco (+0,45 p.p.), bens industriais não energéticos (+0,19 p.p.) e energia (+0,12 p.p.).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação na UE sobe para 2,8%, mas em Portugal abranda para 2,7%
{{ noCommentsLabel }}