Estudantes desistem de pedir apoio ao alojamento porque senhorios não passam recibo

  • ECO
  • 22 Agosto 2024

A falta de contratos e recibos explica que, dos quase 26 mil estudantes bolseiros deslocados, mais de 15 mil não tenham solicitado os apoios existentes para suportar custos de alojamento.

No ano letivo passado havia 25.739 estudantes bolseiros identificados como deslocados, mas mais de 15 mil não pediram os apoios previstos para minorar as despesas com o alojamento, apesar dos custos elevados da habitação em Portugal. Os números são explicados pelo facto de muitos estarem a viver em quartos arrendados no mercado paralelo, em que os preços podem ser mais acessíveis mas os senhorios não assinam contratos nem passam recibos, denuncia esta quinta-feira o Público.

Essa é uma das obrigações do apoio que, em Lisboa, tem vindo a aumentar dos 264 euros pagos em 2020 para os 484 euros que serão pagos no próximo ano letivo, explica o diário. Ao jornal, Francisco Fernandes, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), “o Ministério das Finanças sabe que a dotação [para esses apoios] é muito superior ao valor executado” porque “não existem quartos no mercado oficial”. Dando como exemplo o Porto, “há 24 mil estudantes deslocados e apenas 750 camas” no mercado onde se passam recibos.

O Público destaca ainda outro “efeito perverso” da situação no mercado habitacional em Portugal: dos 10.731 bolseiros que pediram e receberam o apoio ao alojamento no ano letivo anterior, 7.228 estavam alojados em residências estudantis dos serviços de ação social, onde pagavam cerca de 84 euros por mês, montante que o complemento de alojamento paga por inteiro. Em contrapartida, o preço médio de um quarto no mercado oficial em Lisboa ronda os 480 euros por mês e no Porto os 387, segundo os últimos dados do Observatório do Alojamento Estudantil citados pelo jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estudantes desistem de pedir apoio ao alojamento porque senhorios não passam recibo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião