5 coisas que vão marcar o dia
Os enfermeiros entram em greve em Lisboa, Porto e Coimbra e o Banco de Portugal revela dados sobre a dívida pública do país. O INE divulga os índices de produção industrial referente a julho.
A semana arranca com uma descida do preço da gasolina mas com o gasóleo a manter-se inalterado. Os enfermeiros entram em greve em Lisboa, Porto e Coimbra, embora estejam assegurados os serviços mínimos, e o Banco de Portugal revela dados sobre a dívida pública do país. Já o INE divulga os índices de produção industrial referente ao mês de julho.
Enfermeiros entram em greve em Lisboa, Porto e Coimbra
Os enfermeiros do Porto, Coimbra e Lisboa entram esta segunda-feira em greve, por tempo indeterminado, para lutar pela atualização das tabelas remuneratórias. A paragem, convocada pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros, vai afetar as Unidades Locais de Saúde de S. João e Santo António (Porto), de Coimbra e de Santa Maria e S. José (Lisboa), estando os serviços mínimos garantidos.
Como se vão comportar os combustíveis?
No arranque da semana, os automobilistas devem encontrar o preço da gasolina 95 cerca de 1,5 cêntimos por litro mais barato nos postos de abastecimento. No entanto, o preço do gasóleo deve manter-se inalterado.
INE divulga produção industrial
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta segunda-feira os índices de produção industrial referente ao mês de julho. Em junho, o índice de preços na produção industrial registou uma variação homóloga de 2%, mais 1,4 pontos percentuais face ao registado no mês anterior (0,6%).
Banco de Portugal revela dívida pública
Esta segunda-feira, o Banco de Portugal (BdP) vai divulgar os dados da dívida pública referentes a julho de 2024. Em junho de 2024, a dívida pública aumentou mil milhões de euros para 278 mil milhões de euros em junho, segundo dados do BdP Banco de Portugal, numa subida que refletiu o acréscimo dos títulos de dívida (1,1 mil milhões de euros), principalmente de curto prazo. Há dois trimestres consecutivos que a dívida pública e o rácio de endividamento da República têm vindo a subir.
Nova administração da Parpública entra em funções
Esta segunda-feira fica também marcada pela entrada em funções da nova administração da Parpública. Como o ECO avançou, o Governo decidiu nomear Joaquim Cadete para a liderança desta entidade, fazendo regressar João Pinhão para o cargo de administrador financeiro. Ana Cristina Carvalho e João Marques Ferreira são os vogais executivos. A Parpública, que gere as participações do Estado em quase duas dezenas de empresas, registou lucros de 183 milhões de euros em 2023, subindo quase 20% em relação ao ano anterior.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}