Uma linha vermelha atravessa o Hospital Universitário de La Paz para incentivar a prevenção secundária do enfarte do miocárdio

  • Servimedia
  • 10 Setembro 2024

O Hospital Universitário La Paz, a Cardioalianza e a Novartis apresentaram a campanha “Tu Línea Roja 55” para sensibilizar os doentes que sofreram um enfarte do miocárdio.

Um em cada quatro doentes que sofreram um enfarte do miocárdio irá sofrer outro evento cardiovascular no prazo de dois anos e um em cada dez doentes morre no mesmo período após um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

De acordo com a Dra. Sandra Rosillo, especialista do Departamento de Cardiologia do Hospital Universitário La Paz, “só no Departamento de Cardiologia de La Paz são hospitalizados mais de 3.000 pacientes por ano. A doença coronária, cuja expressão mais grave é o enfarte agudo do miocárdio, é o motivo mais frequente de hospitalização nestes serviços e os níveis elevados de colesterol são uma das causas mais importantes”.

A campanha foi lançada no âmbito do Mês do Coração e coincidiu com a comemoração do 60.º aniversário do Hospital Universitário La Paz, com uma grande linha vermelha que circunda o hospital desde o exterior até um ponto de informação no hall do Hospital Geral, que estará disponível para os pacientes até sexta-feira, 13 de setembro.

Nas palavras do Dr. Rafael Pérez-Santamarina, Diretor-Geral do Hospital Universitário La Paz, “a prevenção é a chave da saúde, para um hospital como o nosso e, sobretudo, para os doentes. Como profissionais de saúde, é vital capacitar os nossos pacientes, fornecendo-lhes, tanto quanto possível, os conhecimentos que os podem ajudar a compreender e a gerir a sua saúde. É por isso que estas campanhas são absolutamente necessárias e uma prioridade máxima.

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Espanha. Das mortes por doença cardiovascular, a doença aterosclerótica (DAC) foi a causa mais comum de morte em 2023. Manter o colesterol LDL abaixo dos 55 mg/dL em doentes de muito alto risco é fundamental, tal como recomendado pelas diretrizes europeias, porque é a principal causa de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais causados por AVD. No entanto, mais de 80% dos doentes europeus com doença cardiovascular estabelecida não atingem este objetivo, o que é relevante tendo em conta que é o principal fator modificável.

No stand de informação, os utilizadores podem aceder à plataforma interativa que fornece informações sobre o colesterol LDL e os riscos associados a níveis superiores a 55 mg/dl em doentes que já sofreram um enfarte do miocárdio, bem como a chaves de interpretação das análises, descarregando um guia. A campanha prevê visitar outros hospitais de referência em Espanha.

O Hospital Universitário La Paz é uma referência no país pelo seu serviço de Cardiologia. Desde 2006, dispõe de uma Unidade de Reabilitação Cardíaca, que já atendeu 5.000 pacientes e cujo trabalho é fundamental para reduzir o risco de eventos cardiovasculares recorrentes. Nestas unidades, 70% dos pacientes conseguem reduzir os seus níveis de colesterol e 90% conseguem controlar a hipertensão, a obesidade e abandonar maus hábitos como o tabagismo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uma linha vermelha atravessa o Hospital Universitário de La Paz para incentivar a prevenção secundária do enfarte do miocárdio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião