Esta plataforma faz “Match” com empreendedores de impacto

O marketplace surge como resposta à crescente procura por soluções empresariais responsáveis e sustentáveis, exigidas pelos novos requisitos da Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD).

A Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia acaba de arrancar com um piloto que tem como objetivo fazer a ponte entre empresas com empreendedores que desenvolvem soluções com impacto positivo nas áreas social e ambiental. O marketplace Match, projeto em parceria com a Maze Impact, a Startup Norway, a B Lab Europe e a Saint Brand, tem financiamento da União Europeia.

“O lançamento do piloto do Match marca um passo importante na nossa missão de promover a sustentabilidade e o impacto social positivo nas organizações. Acreditamos que a conexão entre as empresas e impact enterprises é fundamental para a transição bem-sucedida para uma economia mais justa e sustentável. Estamos confiantes de que uma plataforma como a do Match será uma ferramenta valiosa para facilitar parcerias que beneficiem tanto as empresas, como a sociedade como um todo, e é precisamente isso que queremos validar neste piloto, realizado por um consórcio com grande relevância no ecossistema de impacto europeu”, diz Nuno Comando, head of programs, investment & communications da Casa do Impacto, citado em comunicado.

O marketplace surge como resposta à crescente procura por soluções empresariais responsáveis e sustentáveis, exigidas pelos novos requisitos da Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD). O Match foi assim criado como um ponto de encontro entre empresas corporativas e empresas de impacto que, ao exporem o seu currículo, podem ampliar o seu alcance ao fazer parcerias com empresas de maior dimensão e recursos interessadas em expandir as suas práticas de sustentabilidade. O registo das empresas interessadas em juntar-se à plataforma Match é feito através do site oficial.

“Embora o impacto social e ambiental façam hoje parte da agenda de praticamente todas as empresas, existe um grande potencial por explorar no que toca à subcontratação de impacto positivo, ou seja, nas relações comerciais entre empresas grandes e empresas sociais. O estabelecimento destas relações como relações comerciais e não como apenas responsabilidade social permitirá solidificar o impacto positivo das mesmas, o que poderá representar um avanço do ecossistema de impacto, nomeadamente ao nível da sua valorização de mercado e da sua sustentabilidade financeira. O Match veio desenvolver projetos que procuram explorar precisamente este potencial”, afirma, por seu turno, Rita Casimiro, partner da Maze, em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Esta plataforma faz “Match” com empreendedores de impacto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião