Javier Tebas: “Somos a concorrência mais eficiente quando se trata de gastar dinheiro e obtemos os melhores resultados”
O presidente do LALIGA, Javier Tebas, salientou em conferência de imprensa que “nem tudo se faz com contratações, há que ter equilíbrio”.
O presidente do LALIGA, Javier Tebas, salientou em conferência de imprensa que “nem tudo se faz com contratações, há que ter equilíbrio”. “Somos a competição mais eficiente quando se trata de gastar dinheiro e obtemos os melhores resultados”, afirmou.
A LALIGA partilhou as suas conclusões sobre a janela de transferências de verão após a sua conclusão e os detalhes do Limite de Custos do Plantel Desportivo (SLCL) de cada clube numa conferência de imprensa em que participaram Javier Tebas, presidente da LALIGA, e Javier Gómez, diretor corporativo da LALIGA.
A associação espanhola de futebol profissional destacou que os clubes investiram 544 milhões de euros em transferências nesta janela, o que representa mais 20% do que no mesmo período da época passada. Nesse sentido, a LALIGA observou que este ano marcou “o recorde de compras das últimas cinco temporadas” e desde a pandemia tem mostrado “tendência de recuperação” com “crescimento sustentável”. Gómez acrescentou que “os números indicam que estamos num período de estabilidade”.
A estabilidade de que a LALIGA se orgulha, com o seu controlo económico como norma e que, segundo Gómez, “a UEFA imita alguns conceitos” para o seu Fair Play Financeiro, contrasta com a situação noutras competições, como a Premier League, onde começam a ser impostas sanções aos clubes por incumprimento das regras financeiras, provocando o que Javier Tebas apelidou de “dumping económico” prejudicial à liga espanhola.
Esta janela de transferências de verão foi também marcada por circunstâncias como a diminuição significativa das despesas com contratações para a competição saudita, que a LALIGA qualificou de “desproporcionada”, passando de um investimento na época 23/24 de mais de 950 milhões de euros para 478 milhões de euros, menos 50%.
E apesar de os números partilhados não colocarem a LALIGA entre as competições que mais investem em transferências em termos absolutos, Tebas indicou que “nem tudo se faz com transferências, é preciso ter equilíbrio”. “Somos a competição mais eficiente quando se trata de gastar dinheiro e obtemos os melhores resultados”, afirmou.
O dirigente da associação patronal deu o exemplo das estrelas que se juntaram à competição espanhola este verão, como o francês Mbappé para o Real Madrid ou o argentino Julián Álvarez para o Atlético de Madrid, que se tornou a maior operação deste verão a nível internacional, com uma transação que custou 75 milhões de euros. Estas adições mostram que o campeonato espanhol tem valor e atrai os melhores jogadores do mundo.
Além disso, durante o evento, Tebas destacou “a competitividade” dos clubes da LALIGA, sublinhando o papel desempenhado pelos jogadores da competição em torneios realizados no verão passado, como os Jogos de Paris e os campeonatos europeus e americanos de seleções. No total, 45 jogadores da LALIGA estiveram presentes nas três finais destes eventos desportivos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Javier Tebas: “Somos a concorrência mais eficiente quando se trata de gastar dinheiro e obtemos os melhores resultados”
{{ noCommentsLabel }}