O aumento das produções em Espanha levou a um crescimento de 93% do emprego audiovisual e a uma necessidade urgente de novos talentos
O último Relatório do Setor Audiovisual do Ministério da Transformação Digital e da Função Pública destaca a consolidação da indústria audiovisual e a sua necessidade de novos profissionais.
O setor audiovisual espanhol está em plena expansão, de acordo com estudos recentes, como o último “Relatório do Setor Audiovisual” do Ministério da Transformação Digital e da Função Pública, realizado através da Secretaria de Estado das Telecomunicações e Infra-estruturas Digitais, que aponta para uma notória consolidação da produção audiovisual em Espanha, graças especialmente ao crescimento do emprego associado, que aumentou mais de 93% em três anos.
De acordo com os dados deste relatório, a Espanha passou de 32.000 profissionais envolvidos no trabalho de filmes, vídeos e programas de televisão para mais de 62.000 no quarto trimestre de 2023. Esta tendência também se reflete no recente relatório da PwC sobre o sector do entretenimento e dos meios de comunicação social (E&M), que salientou a necessidade de formar novos profissionais em Espanha para responder à procura de um sector em expansão.
Mercedes Agüero Pérez, diretora da The Core School, explicou que “há várias razões para esta situação. Por um lado, a maior procura de entretenimento digital e, consequentemente, o aumento das produções. Além disso, em Espanha, estamos a atrair cada vez mais produções internacionais, o que torna essencial a existência de profissionais mais qualificados. Conscientes desta realidade, no The Core estamos a inovar constantemente no nosso programa educativo para oferecer aos profissionais do futuro uma formação de acordo com a procura do mercado”.
The Core, escola de audiovisual, está atualmente em pleno “regresso às aulas”, com cerca de 200 novos alunos de disciplinas audiovisuais a iniciarem o ano letivo nestas semanas. O centro está a acolher nas suas salas de aula novos alunos que se irão especializar nos seus nove Ciclos de Formação de Nível Superior e cinco Licenciaturas.
No total, a escola tem 46 programas académicos abertos, tanto presenciais como em linha. O Núcleo apoiou grandes inovações na sua oferta académica para o ano letivo de 2024/2025. Uma delas é a primeira licenciatura em Escrita Criativa e Desenvolvimento de Conteúdos, que até agora nenhuma universidade oferecia.
De acordo com os dados da Associação Espanhola de Videojogos (AEVI) recolhidos no “Informe del Setor Audiovisual 2023”, o setor dos videojogos também revelou um crescimento exponencial, reflectindo um aumento do volume de negócios de 16,3% em 2023, até 2.339 milhões de euros, e um aumento do número de estúdios de desenvolvimento, de 432 para 524.
Nesta linha, outra das grandes novidades da The Core é a Licenciatura em Engenharia de Software e Videojogos, promovida neste contexto de boom da indústria. A proposta da Escola Core é formar no coração da indústria audiovisual, na Madrid Content City, um espaço incomparável a nível europeu graças aos seus mais de 20.000 m2 de salas de aula, cenários, estúdios, laboratórios, oficinas e palcos de nível profissional.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O aumento das produções em Espanha levou a um crescimento de 93% do emprego audiovisual e a uma necessidade urgente de novos talentos
{{ noCommentsLabel }}