Mustard Seed Maze entra com 1,5 milhões em extensão de ronda da espanhola Samara
Com centros logísticos em Madrid e Barcelona e operando em 74% de Espanha, a startup que atua na área de energia pretende expandir-se para toda a Espanha ainda este ano.
O Mustard Seed Maze (MSM), fundo de impacto português, entrou com 1,5 milhões de euros na extensão de ronda da startup espanhol de energia Samara. Com esta nova injeção de capital eleva-se para 10,5 milhões, o valor da última ronda de financiamento série A, fechada antes do verão. Alimentar a expansão da startup no mercado espanhol está entre os objetivos da ronda.
“O fundo MSM tem procurado há algum tempo soluções para a transição energética residencial devido ao seu impacto. A Samara tem um encaixe ideal a nível de mercado, produto e equipa. Por outro lado, Espanha oferece um mercado promissor para construir um líder europeu, sendo um dos países europeus com mais horas de sol por ano e uma legislação favorável. A Samara simplifica o complexo mercado da eletricidade, oferecendo aos consumidores clareza e confiança com uma solução de energia verde que satisfaz as suas necessidades. O seu serviço integral permite aos consumidores beneficiar da eletrificação e da poupança através da soma dos seus diferentes sistemas renováveis”, diz Sofía Queiroz, principal na equipa de investimento do fundo MSM, citada em comunicado. Com sede em Lisboa e Londres, o MSM já investiu em 38 empresas emergentes europeias como Orbital Materials, Kitch e Uphill.
Em junho, a startup espanhola tinha fechado uma série A de 9 milhões, estendendo agora a ronda para 10,5 milhões com a entrada com o fundo de impacto português. Desde junho de 2022, altura do seu arranque, a empresa espanhola já angariou 17 milhões de euros de investimento, estando presente em 3/4 do território espanhol.
“Continuar a impulsionar a sua expansão nacional para operar em toda a Espanha em 2024” e prosseguir o desenvolvimento da “sua própria plataforma tecnológica para oferecer um serviço de transição energética personalizado para as famílias, fortalecendo assim a sua posição no setor” estão entre os objetivos desta ronda.
A empresa, que oferece “um serviço integral de instalação de painéis solares, baterias e carregadores de veículos elétricos, e está já a trabalhar na integração de novas tecnologias renováveis no seu portefólio de produtos”, tem vindo a crescer o seu volume de negócios, que “multiplicou por 8 ” no ano passado, segundo informa a empresa.
“Na Samara, começámos por oferecer um serviço diferencial na instalação de painéis solares, baterias de armazenamento e carregadores de veículos elétricos, e agora queremos ir mais além, desenvolvendo soluções que diversifiquem e potenciem as que já oferecemos”, afirma Iván Cabezuela (ex country manager da Bulb em Espanha), que cofundou a startup com Manel Pujol (antigo country manager da Uber Eats e Alan em Espanha), citado em comunicado.
“Ajudar a eletrificar o aquecimento das casas através de energia verde é o nosso próximo passo. Neste sentido, a aerotermia é uma tecnologia chave: não só se complementa perfeitamente com a energia solar, como é uma solução muito eficiente, económica e sustentável que representa uma alternativa real às caldeiras a gás ou gasóleo”, conclui.
A startup dispõe de equipas próprias de engenharia, instalação e gestão de comunidades energéticas, entre outras, conta com centros logísticos em Madrid e Barcelona e opera em 74% de Espanha, pretendendo expandir-se para toda a Espanha ainda este ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mustard Seed Maze entra com 1,5 milhões em extensão de ronda da espanhola Samara
{{ noCommentsLabel }}