BRANDS' ECO Contas Feitas: descomplicar as finanças empresariais e pessoais no Palácio da Bolsa

  • BRANDS' ECO
  • 23 Setembro 2024

No Dia Mundial da Poupança, 31 de outubro, há conferência sobre finanças pessoais e empresariais para assistir no Palácio da Bolsa, no Porto.

A 31 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Poupança. A data não podia ser mais oportuna para a realização de uma grande conferência sobre literacia financeira, que terá lugar no Palácio da Bolsa, no Porto. A iniciativa, designada por Contas Feitas e com participação gratuita, uniu a CFA Society Portugal, uma associação sem fins lucrativos que junta profissionais do setor financeiro; a consultora Carina Meireles, especialista em finanças pessoais e empresariais; e a Associação Comercial do Porto, a mais antiga associação empresarial portuguesa; com o objetivo de “capacitar cidadãos e empresas a gerir de forma mais eficaz as suas finanças e investimentos”, como refere Pedro Barata, diretor executivo da CFA Society Portugal.

Na verdade, o Contas Feitas é um evento com dois públicos-alvo: o empresário e o cidadão comum. Na sessão da manhã, o programa é dedicado às pequenas e médias empresas, com testemunhos sobre gestão financeira, meios de financiamento e soluções de investimento aplicadas aos negócios. Ricardo Costa, CEO do grupo Bernardo da Costa, autor, colunista e dirigente associativo, é um dos oradores convidados para este segmento, a quem se juntam Rina Guerra, diretora de vendas e de desenvolvimento de negócios da ELITE – Euronext; Nuno Gonçalves, membro do Conselho Diretivo do IAPMEI, a agência pública para a competitividade e inovação, e Bruno Pinho, chefe do departamento de M&A da Sonae. O programa matinal inclui, ainda, a participação do Banco de Portugal e da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, para apresentação do Plano Nacional de Formação Financeira – Todos Contam.

Na sessão da tarde, são as finanças pessoais que dominam a agenda. Gonçalo Araújo, Pedro Taveira Marques e Vítor Ribeiro, profissionais do setor financeiro e membros da CFA Society Portugal, são os oradores de um workshop especial, dedicado a estratégias de investimento e aplicação de poupanças. Após nova apresentação do programa Todos Contam, o evento será concluído com uma apresentação dedicada ao tema “A importância da Educação Financeira desde cedo”, pela autora e consultora financeira, Carina Meireles.

A oradora e copromotora da iniciativa reforça a intenção do Contas Feitas de oferecer “ferramentas práticas” aos participantes – ligados ou não ao mundo empresarial – que lhes permita realizar uma “gestão das suas finanças mais eficaz e sustentável”. “Não é um evento apenas para especialistas, antes um espaço para partilhar conhecimento acessível a todos e transversal a questões como a gestão empresarial, o mercado de capitais, financiamento e orçamento familiar. É uma conferência abrangente e que visa fortalecer a economia e o bem-estar financeiro da sociedade”, considera.

Além desta componente mais formativa, Carina Meireles sublinha o “valioso espaço de networking e partilha de experiências” que o programa Contas Feitas proporciona, reunindo especialistas com visão empresarial, bancária, formativa e académica, aos quais se associam entidades de referência no setor financeiro, como a ELITE/Grupo Euronext, o Banco de Portugal, a CMVM e o IAPMEI.

O Pátio das Nações, no Palácio da Bolsa, será o palco das conferências Contas Feitas

Pela CFA Society Portugal, Pedro Barata sublinha que este tipo de iniciativas se enquadra no propósito desta organização, que integra a rede internacional do CFA Institute e pugna por “promover altos padrões de ética, educação e excelência profissional no mercado de investimentos.A missão da CFA Society Portugal passa por fomentar o desenvolvimento da literacia financeira e promover as melhores práticas no mercado de capitais”, reforça o diretor executivo.

A Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria acolhe e promove em esta conferência conjunta, na perspetiva de proporcionar aos seus sócios e à comunidade portuense em geral uma “experiência prática relevante na condução das suas atividades económicas e dos seus investimentos”. “Esta iniciativa faz todo o sentido para nós e permite uma partilha de experiências e de conhecimentos que só pode ser útil a quem tem de tomar decisões de natureza financeira, que são sempre complexas e exigentes. Estamos muito entusiasmados com este evento e acreditamos que ele vem preencher uma lacuna na nossa região, em particular no setor empresarial”, refere Nuno Botelho, presidente da instituição.

O evento Contas Feitas é uma promoção conjunta da Associação Comercial do Porto, CFA Society Portugal e Carina Meireles. A participação é gratuita. O programa completo da conferência Contas Feitas está disponível em cciporto.com e estão abertas as inscrições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contas Feitas: descomplicar as finanças empresariais e pessoais no Palácio da Bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião