Tebas anuncia “queixas-crime” contra a Google por pirataria em Espanha e noutros países

  • Servimedia
  • 23 Setembro 2024

"Este é o principal desafio que o futebol profissional e a indústria desportiva em geral enfrentam”.

O presidente da LaLiga, Javier Tebas, sublinhou esta segunda-feira, no Fórum Europa, que a instituição que dirige vai apresentar “queixas-crime” contra a Google em Espanha e noutros países para impedir os downloads “piratas” de aplicações que permitem ver conteúdos de jogos de futebol.

Tebas fez esta consideração neste encontro informativo organizado pelo Nueva Economía Fórum em Madrid, na sequência da recente decisão de um tribunal argentino que ordenou à Google que desativasse a utilização da aplicação Magis TV no Android por oferecer serviços ilegais de televisão pela Internet para seguir jogos de futebol.

“Temos de perceber que este é o principal desafio que o futebol profissional e a indústria desportiva em geral enfrentam”, afirmou Tebas, ao ponto de o colocar ‘mesmo acima’ do possível surgimento de novas competições como a Superliga.

Tebas sublinhou que “se esta dinâmica da pirataria não se alterar”, haverá dentro de “dois ou três anos” “uma diminuição muito importante das receitas audiovisuais que afetará o futebol e o desporto não profissional” em Espanha.

Por este motivo, anunciou que a LaLiga vai apresentar “queixas-crime contra a Google” em países como o Brasil, Equador, Espanha e França. “As grandes empresas tecnológicas têm de intervir. Têm de deixar de colaborar com a pirataria porque ganham dinheiro. O Google ganha dinheiro, a Amazon ganha dinheiro, a Apple ganha dinheiro e eles ganham muito dinheiro.

LEGISLAÇÃO “OBSOLETA

Tebas salientou que os clubes de futebol profissional gastaram cerca de 200 milhões de euros nos últimos quatro anos para que o Consejo Superior de Deportes (CSD) distribuísse “uma parte muito importante” desse dinheiro “em desportistas de elite e eventos desportivos internacionais” noutras modalidades para além do futebol.

“Não esqueçamos que na Europa há mais de 50.000 jogadores profissionais de futebol, alguns a ganhar mil euros, outros a ganhar dois milhões de euros, e mais de 2.000 clubes de futebol profissional. Todos eles estão a ser afetados”, afirmou.

Por este motivo, considerou “muito importante” a resolução da justiça argentina para que a Google não retire a aplicação Magis TV da Play Store, mas também dos telemóveis.

Tebas sublinhou ainda que a LaLiga comunicou à Google, no verão de 2023, a existência de 140 aplicações piratas e que, em apenas 15 dias de agosto do ano passado, houve “800.000 descargas piratas em Espanha só no Android”.

Por último, Tebas comentou que Espanha dispõe de uma legislação “algo obsoleta” contra a pirataria de aplicações tecnológicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tebas anuncia “queixas-crime” contra a Google por pirataria em Espanha e noutros países

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião