Universidade Alfonso X el Sabio inaugura o ano académico 2024/2025, comemorando o seu 30º aniversário
Durante o novo ano académico, a UAX continuará a prestar especial atenção à transformação das profissões, a fim de inovar o processo de ensino-aprendizagem.
A Universidade Alfonso X el Sabio (UAX) inaugurou o ano académico 2024/2025. Um curso que, como explicou, será também marcado pela comemoração do 30º aniversário da criação da UAX.
Indicou que a sua criação “foi um marco para o ensino superior em Espanha, uma vez que a sua fundação como a primeira universidade privada não confessional introduziu um modelo educativo inovador, formando desde as suas origens o talento exigido pelas empresas e evoluindo os modelos de ensino superior para os alinhar com as mudanças sociais e laborais que o nosso país viveu nas últimas três décadas. Desde então, mais de 50.000 profissionais passaram pelas suas salas de aula e trabalham atualmente em empresas líderes em todo o mundo”.
Este papel foi destacado durante a cerimónia de abertura do ano académico pelo presidente e fundador da Universidade Alfonso X el Sabio, Jesús Núñez Velázquez, que afirmou que “há 30 anos, a Universidade Alfonso X el Sabio começou a formar profissionais com a convicção de que era necessário um modelo inovador para responder às necessidades de talento do mercado de trabalho. Ao longo dos anos, este tem sido o nosso motor de crescimento, baseado na colaboração com empresas líderes nos mais diversos setores para perceber que talento era procurado e para poder formar os nossos alunos com os conhecimentos e competências que lhes permitissem entrar na vida profissional o mais rapidamente possível, para deixar a sua marca e liderar as mudanças que têm vindo a ocorrer”.
Ouvir o mercado, observar e analisar a sua evolução tem sido uma constante da UAX ao longo das últimas três décadas. Este trabalho levou-a a estabelecer fortes ligações com as empresas, chegando a quase 9.000 acordos de colaboração com empresas líderes nos seus setores. Isabel Fernández, reitora da UAX, sublinhou as implicações desta colaboração universidade-empresa no mercado atual: “A UAX tem um papel crucial a desempenhar no contexto atual, com um mercado de trabalho em que surgem constantemente novas profissões. O modelo da UAX responde de forma rápida e solvente a estas necessidades, graças ao apoio de empresas de todos os setores, bem como de profissionais que contribuem com os seus conhecimentos e experiência para o desenvolvimento dos nossos programas e projetos”.
TECNOLOGIA
Com o objetivo de criar uma nova geração de profissionais capazes de impactar a sociedade a partir das suas empresas, transformando os negócios e gerando novas soluções para os desafios do mundo atual, a UAX desenvolveu modelos de formação em que o aluno é o protagonista da sua própria aprendizagem.
É o caso do modelo UAXmakers, que promove a aprendizagem prática e interdisciplinar dos alunos através do desenvolvimento de projetos em que são criadas soluções reais para desafios lançados por empresas e ligados aos objetivos da agenda 2030. Desde a sua criação, mais de 6.000 alunos colaboraram com empresas como o Caixabank, Quirónsalud, Banco Santander, Microsoft ou Ecoalf, entre muitas outras, em mais de uma centena de projetos.
Outro exemplo de como a UAX está constantemente a transformar os modelos de ensino para os adaptar à realidade do mercado é a sua Faculdade de Business & Tech, a única em Espanha que combina formação em tecnologia e negócios, garantindo que os estudantes são formados para compreender o impacto da tecnologia nos negócios.
De facto, a universidade presta especial atenção à forma como as profissões estão a mudar devido ao impacto da tecnologia para garantir que os seus estudantes estão preparados para se integrarem no mercado de trabalho. Assim, durante o ano letivo de 2024/2025, a UAX continuará a desenvolver o seu Observatório do Impacto das Tecnologias nas Profissões com o objetivo de acelerar a inovação do seu modelo educativo de acordo com os novos perfis e competências digitais exigidos pelas empresas. A este respeito, o reitor da UAX sublinhou que “o nosso olhar está centrado no futuro e na forma como a tecnologia e o conhecimento podem transformar o futuro do trabalho. Temos de ser um espaço de debate e reflexão aberto para compreender o alcance das mudanças que estamos a viver, ao mesmo tempo que temos a responsabilidade de formar os nossos alunos com as competências necessárias para aplicar a tecnologia com propósito”.
RENOVAÇÃO
A UAX tem experimentado um crescimento sustentado nos últimos 30 anos, contando atualmente com três campus equipados com instalações e centros de vanguarda na Europa. É o caso do Campus da UAX Madrid Villanueva (em Villanueva de la Cañada), com mais de 10 hectares, onde se encontram instalações de referência na Europa, como o Hospital Clínico Veterinário, um espaço de 7.000 m2 equipado com uma UCI 24 horas onde 80 profissionais atendem mais de 9.000 pacientes por ano. Também neste campus se encontram o Hospital de Simulação Virtual e os laboratórios de biomedicina e odontologia, que foram digitalizados e atualizados para oferecer a formação mais atualizada aos alunos dos primeiros anos dos seus cursos.
Para além de Villanueva, a UAX tem mais dois campus na cidade de Madrid, o Campus UAX Madrid Chamberí, junto ao coração financeiro e empresarial da cidade, que alberga a Faculdade de Business & Tech e se destaca como um ecossistema onde a tecnologia e os negócios andam de mãos dadas; e o Campus UAX Madrid Chamartín, que alberga a única Faculdade de Música e Artes Cénicas de Espanha, a única do género em Espanha. Para além disso, a UAX tem duas Clínicas Dentárias de Graduação e Pós-Graduação, que também foram digitalizadas este ano.
O último passo na evolução da Universidade Alfonso X el Sabio foi marcado pelo lançamento da UAX Mare Nostrum em Málaga, com o objetivo de gerar talentos em áreas de elevada procura, como Saúde e Desporto, Negócios e Tecnologia e Arte e Design. A UAX Mare Nostrum foi criada para apoiar o desenvolvimento de Málaga e da Andaluzia como um centro digital no sul da Europa, fornecendo o talento e o espírito empreendedor necessários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Universidade Alfonso X el Sabio inaugura o ano académico 2024/2025, comemorando o seu 30º aniversário
{{ noCommentsLabel }}