Congresso Europeu do Sono analisa o impacto do sono na saúde e centra-se em novas investigações

  • Servimedia
  • 26 Setembro 2024

O Congresso Europeu do Sono reúne esta semana em Sevilha, investigadores, cientistas e estudantes para debater os últimos desenvolvimentos no domínio do sono e do repouso.

No âmbito do Congresso Europeu do Sono, especialistas do Hospital Virgen de la Macarena, em Sevilha, sublinharam a importância do sono e a ideia de que um sono de qualidade, muitas vezes conseguido através de medidas relativamente simples, como o cumprimento de rotinas e regras corretas de higiene do sono, pode ser crucial para uma boa saúde, tanto física como mental, e para a prevenção de doenças em diferentes domínios, como o cardiovascular ou neurológico.

Neste sentido, empresas como a Ikea também colocaram o descanso na mira e, juntamente com a Sleep Alliance, apresentaram o estudo “Condições socioeconómicas e sono”, no qual uma das principais conclusões é que as famílias com um nível socioeconómico baixo dormem pior e têm mais distúrbios do sono. Assim, um dos dados mais notáveis é que 58% das crianças de bairros desfavorecidos têm má qualidade de sono e a insónia aumenta de 15,6% para 17,1% em populações com níveis de escolaridade mais baixos.

Com estas conclusões, e para facilitar um descanso acessível à maioria, a IKEA propôs os seis “essenciais” do descanso, indispensáveis para promover um sono ótimo: conforto, luz, temperatura, som, qualidade do ar e arrumação.

Esta correlação entre a qualidade do sono e o estatuto socioeconómico surge poucas horas depois da recente publicação do estudo Aladino, da Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (Aesan), sobre a prevalência da obesidade e do excesso de peso em crianças de 6 a 9 anos, que também mostra uma relação entre os baixos rendimentos e o excesso de peso em crianças destas idades. O excesso de peso é crónico nas crianças de famílias com rendimentos inferiores a 18.000 euros por ano, uma vez que as taxas se mantêm estáveis desde 2011, ano em que foi realizado o primeiro estudo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Congresso Europeu do Sono analisa o impacto do sono na saúde e centra-se em novas investigações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião