Sporting propõe aos sócios compra do Alvaláxia por 17 milhões de euros

  • Lusa
  • 27 Setembro 2024

Clube sugere compra direta aos donos do espaço comercial ou "mediante a aquisição de ações, quotas ou unidades de participação representativas do capital social da entidade proprietária".

O Sporting Clube de Portugal vai propor aos sócios a aquisição do espaço comercial da Alvaláxia por 17 milhões de euros, segundo a informação divulgada esta sexta-feira relativa à assembleia geral agendada para 5 de outubro,

Entre os pontos que serão submetidos a votação na AG da próxima semana está a proposta da direção do clube, liderada por Frederico Varandas, de adquirir “direta ou indiretamente” o espaço.

A primeira de duas formas de compra propostas é a aquisição direta aos proprietários, por “um valor total de até 17 milhões de euros”, e a segunda é indireta, “mediante a aquisição de ações, quotas ou unidades de participação representativas do capital social da entidade proprietária”, até ao mesmo valor limite.

Em caso de aprovação, que terá de se realizar por dois terços dos votantes, será também autorizada “a constituição de quaisquer garantias”, como hipotecas ou penhor sobre as ações, para levar a cabo a operação.

A proposta já foi sujeita a parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar, segundo a comunicação dos ‘leões’, que nota que a direção considera a compra deste imóvel “estratégica e de extrema importância” no imediato.

Em 19 de setembro, o clube apresentou um plano estratégico para os próximos 10 anos em que a recompra do complexo, para ser reconvertido num novo museu, é uma das pedras basilares.

O espaço comercial junto ao estádio foi alienado em 2007, durante a presidência de Filipe Soares Franco, e o objetivo é criar um espaço “de entretenimento”, seja em dias de jogo ou não.

Mais de 21 milhões de lucros no clube em 2023/24

O Sporting registou, na temporada 2023/24, um resultado líquido positivo de 21,1 milhões de euros, de acordo com o relatório de gestão e contas do clube divulgado aos sócios.

As contas do clube saltam assim dos 431 mil euros do exercício anterior para os 21,1 milhões de euros. Um número que se segue aos 12,1 milhões de resultado líquido positivo da SAD dos campeões nacionais de futebol, já anunciados em 10 de setembro.

O relatório de gestão e contas, que será apreciado e votado na assembleia geral de dia 5 de outubro, atribui ao efeito único “por motivos da atualização financeira dos reembolsos de dívida antecipados efetuados”, ou seja, relacionados com a reestruturação financeira que o clube levou a cabo.

Nesse processo, em que o clube ficou detentor de 88% do capital social da sociedade anónima desportiva, a recompra dos últimos VMOC (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis) foi o fator principal, aqui lembrado no relatório.

Entre os resultados nota ainda para um crescimento nos resultados operacionais em 9% em relação ao período homólogo, um aumento de 2,412 milhões. Os leões destacam ainda o aumento, para valores recorde, do número de sócios pagantes, bem como um valor acrescido de quotização.

Os 15% de aumento registados no número de sócios pagantes, para mais de 100 mil, ajudaram aos 12,3 milhões de euros arrecadados via quotização, com as modalidades a trazerem 2,4 milhões de euros de receitas com inscrições.

Do lado da despesa, os gastos operacionais cresceram 17%, enquanto o passivo do clube ascende agora aos 226,87 milhões de euros.

A 10 de setembro, a Sporting SAD anunciou ao mercado o seu terceiro exercício seguido com lucro, de 12,1 milhões de euros, uma queda de 52% face aos 25,2 milhões de 2022/23, depois de 25 milhões em 2021/22.

E é o quarto exercício com registo positivo em cinco épocas, tendo a época de exceção sido a de 2020/21 (prejuízo de 33 milhões de euros), marcada pelo “pico da pandemia de Covid-19”, realçou então a Sporting SAD no relatório e contas enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), depois de um lucro de 12,5 milhões no exercício anterior a esse (2019/20).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sporting propõe aos sócios compra do Alvaláxia por 17 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião