Hoje nas notícias: Orçamento, TAP e criptomoedas

  • ECO
  • 7 Outubro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Há pelo menos cinco câmaras e um pólo universitário na corrida à gestão de novos centros de saúde. O presidente do CES acredita na aprovação do Orçamento de Estado, cuja proposta do Governo será conhecida esta semana. A frota reduzida e “hub” congestionado travam potencial de receitas da TAP. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta segunda-feira.

Câmaras e pólo universitário na corrida à gestão de novos centros de saúde

Há pelo menos cinco câmaras, uma unidade de saúde militar e um pólo universitário interessados em avançar com a gestão de Unidades de Saúde Familiar modelo C (USF-C), um novo regime que permite que entidades do setor social, privadas e outras possam constituir centros de saúde. Entre as autarquias constam Alenquer, Cascais, Loures, Lisboa e Óbidos. A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, avançou no Parlamento que chegaram ao Ministério “mais de 30 manifestações de interesse” para a gestão de USF-C.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

“Estamos mais perto de ter um OE aprovado”, diz presidente do CES

O presidente do Conselho Económico e Social (CES) considera provável a aprovação do Orçamento de Estado face à assinatura do acordo em concertação social que enquadrou a contraproposta que viria a ser apresentada pelo Governo ao PS. Luís Pais Antunes entende que foi o reconhecimento por parte de todos os intervenientes da importância da estabilidade, de consertar posições e de um espírito de grande abertura e de cedência. Reconhece, por isso, a influência dos acordos de concertação social nos processos políticos.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Frota reduzida e hub congestionado travam potencial de receitas da TAP

A Standard & Poor’s (S&P) avisa que a frota reduzida da TAP e o hub na Portela a abarrotar podem vir a limitar o potencial de crescimento das receitas da companhia área. A agência de classificação de risco manteve o rating da empresa em BB-, nível considerado como “lixo” pelo mercado, justificando com a capacidade moderada de crescimento da TAP, além das estimativas das “tarifas médias estáveis”, o que a somar aos “resultados sólidos” do primeiro semestre deve resultar num aumento das receitas de um dígito em 2024. Antecipa que a TAP feche o ano com um EBITDA entre 830 a 860 milhões de euros, superior aos 832 milhões atingidos em 2023.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Comissão propõe reforma drástica do orçamento da UE a partir de 2028

O líder do Comité das Regiões, Vasco Cordeiro, está preocupado com o rascunho do modelo do próximo quadro financeiro plurianual (QFP) a partir de 2028, desenhado pelos serviços da Comissão Europeia. Aponta um enfraquecimento da Política de Coesão e uma subalternização das regiões, que põem em causa a filosofia de desenvolvimento integrado e redução das disparidades e assimetrias, que está na sua génese.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Disparam casos de chamadas fraudulentas sobre criptomoedas

Há redes internacionais a forjar números de telefone e a utilizar dados reais das vítimas em Portugal para as levar a transferir dinheiro, alerta o Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR). As vítimas são convencidas pelos burlões, que se identificam como gestores de criptoativos, de que têm uma valiosa carteira prestes a ser fechada e que têm de abrir uma nova conta para salvar “milhares de euros”. A PGR avisa igualmente para “um número muitíssimo expressivo” de chamadas “mudas” que testam a validade de números para futuras burlas.

Leia a notícia completa em Jornal de Notícias (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Orçamento, TAP e criptomoedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião