Louis Vuitton 37th America’s Cup Race Village, um ponto de encontro para residentes estrangeiros e visitantes
Milhares de adeptos de diferentes nacionalidades desfilam pela Race Village em Port Vell todos os dias de regata para aplaudir as equipas e preparar-se para a partida final que começa este sábado.
O Match Final da 37ª Louis Vuitton America’s Cup entre o Emirates Team New Zealand e o vencedor da Louis Vuitton Cup, INEOS Britannia, faz do Race Village oficial, situado no Moll de la Fusta em Port Vell, um dos melhores locais para assistir às regatas decisivas que irão coroar a nova equipa defensora do troféu mais antigo do planeta.
Com as alternativas oferecidas por este espaço de 25 000 m2, aberto ao público em geral, o Race Village e os seus cinco ecrãs gigantes são a melhor atração possível durante os dias da regata, quando as multidões se reúnem, em momentos-chave, vestidas com as suas bandeiras, chapéus ou t-shirts da sua equipa e do seu país. Seja em cadeiras, espreguiçadeiras ou de pé, todos os adeptos partilham as regatas no mesmo espaço. No entanto, “o ambiente é muito agradável e todos são muito simpáticos”, explica Sue, uma adepta neozelandesa, que não hesitou em percorrer as dezenas de milhares de quilómetros que separam o seu país de Barcelona para acompanhar a evolução dos kiwis.
Graças à escolha do diretor executivo da Emirates Team New Zealand, Grant Dalton, Barcelona tornou-se a cidade anfitriã da 37ª America’s Cup. Finalmente na Europa”, diz Beatrice, uma jovem italiana, para quem, apesar da desilusão de a sua equipa Luna Rossa Prada Pirelli não se ter qualificado para a Final Match, a experiência de poder seguir de perto a equipa comandada por ‘Checco’ Bruni e Jimmy Spitfhill valeu bem a pena.
Como acontece frequentemente em qualquer competição, a rivalidade está presente entre as equipas e os adeptos. No entanto, os adeptos estão muito satisfeitos com o ambiente vivido até agora na Race Village, que se tornou um dos locais preferidos para assistir ao evento. “É o melhor sítio para viver as corridas. Há um bom ambiente e é onde a maioria das pessoas se reúne para apoiar as suas equipas”, afirma Jacky, um adepto da INEOS Britannia.
Entre os adeptos que se deslocam ao Race Village encontram-se também comunidades expatriadas, como é o caso da neozelandesa Valentina, que vive em Barcelona há sete anos e tem uma opinião favorável sobre o desempenho da capital catalã. “Barcelona fez um excelente trabalho. Além disso, o Race Village é muito bom, está bem organizado, há muitas opções para comer e beber, e os ecrãs para seguir a competição são de grande qualidade”.
Como se isto não bastasse, e para além do excelente desempenho da equipa local, Sail Team BCN, tanto na UniCredit Youth America’s Cup como na Puig Women’s America’s Cup, a emoção e o espetáculo das equipas na final mais renhida da história da Louis Vuitton Cup e o espetáculo da enorme cerimónia de abertura, Barcelona, far al món, estão também a ajudar a “fisgar” os velejadores mais novatos, para além dos entusiastas da vela. “Adoro a boa energia do público. Venho todos os fins-de-semana e muitas pessoas vêm aplaudir, mesmo que não percebam nada de vela”, diz Valentina. Com este pretexto, muitos fãs planeiam seguir a grande final a partir da própria Race Village ou das Fan Zones na Plaça del Mar e na praia de Bogatell.
Situado no Moll de la Fusta, em Port Vell, o Race Village oferece uma experiência que aproxima os adeptos da competição e, ao mesmo tempo, dá-lhes a conhecer a cultura de Barcelona. Para que isto seja possível, muitos dos patrocinadores do evento têm o seu stand onde se pode desfrutar de diferentes atividades. Algumas dessas atividades incluem a possibilidade de experimentar os simuladores AC40, conduzir um barco a hidrogénio graças à realidade virtual ou pedalar para recriar o esforço dos ciclistas para gerar energia. Os adeptos de diferentes países do mundo também podem desfrutar da essência de Barcelona através de uma vasta oferta gastronómica, com oito propostas diferentes durante a semana e até doze fornecedores diferentes que oferecem uma vasta seleção de pratos locais, regionais, nacionais e internacionais durante o fim de semana.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Louis Vuitton 37th America’s Cup Race Village, um ponto de encontro para residentes estrangeiros e visitantes
{{ noCommentsLabel }}