A Pro Liga belga adquire a ferramenta de análise de dados desportivos da LALIGA

  • Servimedia
  • 14 Outubro 2024

A partir da próxima época, as equipas da Pro League belga de futebol masculino, feminino e juvenil terão acesso a dados desportivos de alta qualidade e a capacidades analíticas acrescidas.

Graças a uma nova gama de soluções de dados e de monitorização que serão centralizadas na plataforma de visualização e análise de dados Mediacoach, comercializada pela Sportian Perfomance, que a competição belga acaba de adquirir à LALIGA.

Assim, a partir da época 2025-26, serão instaladas pelo menos 12 câmaras automatizadas em cada estádio da primeira divisão, a Jupiler Pro League, e 8 câmaras na segunda divisão, a Challenger Pro League. Esta nova tecnologia fornecerá imagens muito mais precisas, essenciais para a análise tática e a recolha de dados de eventos e de monitorização. Graças a estas câmaras avançadas, será possível não só mapear melhor os jogadores, mas também analisar mais pormenorizadamente as suas ações e desempenhos físicos.

Graças à utilização de câmaras automatizadas avançadas como parte da solução criada pela LALIGA há mais de uma década, será possível monitorizar e analisar tanto o jogo coletivo como o desempenho individual dos jogadores com muito maior precisão. Esta atualização permitirá avanços significativos na análise tática, na recolha de dados e até na determinação de momentos cruciais como o fora de jogo.

Todos os dados recolhidos das equipas jovens, femininas e da equipa principal serão centralizados numa única plataforma: Mediacoach. Esta plataforma, desenvolvida pela LALIGA com recurso à tecnologia de Machine Learning e inteligência artificial da Microsoft Azure, permitirá aos clubes efetuar análises de vídeo e de dados, proporcionando uma visão completa do desempenho e evolução dos jogadores em todos os escalões etários e competições.

Alejandro Scannapieco, CEO da Sportian, reconheceu que “estamos orgulhosos de formar este projeto único com a Pro League, que permitirá às suas equipas, a todos os níveis, melhorar o seu jogo através de informações sobre o desempenho e da tomada de decisões inteligentes. A nossa plataforma de desempenho nasceu de uma visão para elevar o nível competitivo das competições desportivas através do aproveitamento de dados inteligentes e foi aperfeiçoada ao longo de anos de desenvolvimento com os especialistas em treino da LALIGA e os seus clubes participantes. Esta plataforma, como parte do ecossistema mais vasto da Sportian e da Globant, oferece um conjunto integrado de soluções que não só melhoram o desempenho, como também criam uma base sólida para a inovação e o crescimento no mundo do desporto. Trabalhando em conjunto com a Pro League, estamos confiantes de que esta nova solução trará resultados duradouros em todo o seu ecossistema de futebol.”

O Mediacoach é o projeto emblemático da LALIGA em termos de inovação na análise de dados, uma ferramenta pioneira na altura a nível mundial que revolucionou a preparação e a gestão dos jogos de futebol. O Mediacoach é um conjunto de produtos e serviços centrados na análise do jogo e das ações técnico-tácticas e físicas que ocorrem numa partida. Especificamente, recolhe mais de 3,5 milhões de dados obtidos por jogo graças às 16 câmaras de seguimento ótico e 3 câmaras táticas em cada estádio da LALIGA.

A partir de agora, também chegará aos estádios da Pro League, incluindo a tecnologia de deteção de membros. Enquanto anteriormente eram recolhidos apenas 50 pontos de dados por fotograma, as novas câmaras da Jupiler Pro League captarão nada menos que 10 000 pontos de dados por fotograma. Assim, será possível seguir com precisão até os movimentos mais pequenos das partes do corpo de cada jogador. Para a Challenger Pro League, trata-se de uma estreia absoluta, uma vez que os dados de seguimento serão recolhidos pela primeira vez utilizando o mesmo sistema avançado da Jupiler Pro League.

Este desenvolvimento também chegará à competição feminina na Bélgica, a Lotto Super League, que será apoiada pelas tecnologias de dados de eventos e de localização da SciSports a partir da próxima época. No futebol juvenil, a SciSports também irá monitorizar e analisar o desempenho das equipas sub-13 e superiores.

Além disso, a tecnologia de fora de jogo semi-automatizada será também introduzida nos estádios da Jupiler Pro League. Alimentado pelo GeniusIQ, a próxima geração de dados desportivos e de inteligência artificial da Genius Sports, este novo sistema foi construído com base nos princípios-chave da velocidade e da precisão para minimizar a perturbação do jogo e proporcionar precisão. A IA selecionará automaticamente o melhor ângulo de câmara e o enquadramento correto do momento do passe, e traçará a linha de fora de jogo, tudo numa questão de segundos. Esta tecnologia não só permite decisões mais rápidas, como também uma maior transparência para os adeptos, ao apresentar as imagens de forma clara.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Pro Liga belga adquire a ferramenta de análise de dados desportivos da LALIGA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião