TÜV SÜD salienta a importância de políticas proativas para prevenir problemas de saúde mental no trabalho

  • Servimedia
  • 14 Outubro 2024

Por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental, a TÜV SÜD sublinhou a necessidade urgente de transformar os ambientes de trabalho em espaços mais seguros e saudáveis.

Em 2023, as baixas por doença relacionadas com perturbações mentais e comportamentais atingiram números recorde em Espanha, ultrapassando os 600 000, mais 15,8% do que no ano anterior, de acordo com dados do Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migração.

A TÜV SÜD considera que estes números demonstram a necessidade urgente de as empresas adotarem políticas proativas de prevenção e gestão dos problemas de saúde mental no trabalho, evitando situações de desigualdade e discriminação, cargas de trabalho excessivas ou insegurança laboral.

Lourdes Mora, diretora de sustentabilidade social da TÜV SÜD, sublinha que “cuidar da saúde mental dos colaboradores não é apenas um direito fundamental, mas também um fator chave para gerar eficiência nas organizações e garantir a fidelização de talentos. Atualmente, ainda são muitas as organizações que não dispõem de políticas específicas para detetar, prevenir e tratar a saúde mental dos seus colaboradores, pelo que, no contexto do Dia Mundial da Saúde Mental, é uma boa altura para analisar as causas, o impacto e as soluções para o resolver”.

CAUSAS DO PROBLEMA E SEU IMPACTO

Os problemas de saúde mental no trabalho, explica, são frequentemente causados por fatores pessoais e organizacionais, como o stress relacionado com o trabalho, a falta de equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada e um ambiente de trabalho tóxico. A pressão para cumprir prazos e expectativas irrealistas gera tensão, enquanto a falta de autonomia e a insegurança no emprego aumentam a ansiedade. Um clima de trabalho negativo, com assédio moral, falta de apoio e más práticas de liderança, também contribui para a deterioração da saúde mental, afetando tanto o bem-estar emocional como físico dos trabalhadores.

POLÍTICAS DE APOIO

Os programas de liderança e formação que desenvolvem competências técnicas, inteligência emocional e gestão de pessoas são fundamentais para atenuar os efeitos negativos de uma má saúde mental no trabalho, continua. Estes programas devem fomentar o bem-estar e a resiliência e promover uma cultura de liderança inclusiva, com ferramentas para a resolução de conflitos e uma comunicação assertiva. Além disso, a inclusão de mentoria e coaching ajuda os funcionários a nível emocional e profissional, enquanto a prioridade ao equilíbrio entre a vida profissional e pessoal apoia ambientes de trabalho saudáveis e a retenção de talentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TÜV SÜD salienta a importância de políticas proativas para prevenir problemas de saúde mental no trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião