Madrid lidera os tempos de espera mais curtos para intervenções cirúrgicas

  • Servimedia
  • 21 Outubro 2024

Com um tempo médio de espera de 47 dias, Madrid continua a ser a região com o menor tempo de espera para intervenções cirúrgicas, 74 dias abaixo da média nacional de 121 dias.

De acordo com os dados mais recentes sobre a situação das listas de espera cirúrgicas do Sistema Nacional de Saúde (SNS) para o mês de junho de 2024, Madrid, com um tempo médio de espera de 47 dias, continua a ser a região com os prazos mais curtos para operações cirúrgicas, 74 dias abaixo da média nacional de 121 dias.

Depois da Comunidade de Madrid, as regiões com os tempos de espera mais curtos para cirurgia são o País Basco com 61 dias; La Rioja com 64 dias e Galiza com 71 dias. A Comunidade de Madrid também reduziu os seus tempos de espera em relação a dezembro em 4 dias.

A nível nacional, 848.340 doentes aguardam cirurgia, mais 3,4% do que no mesmo mês de 2023, com um tempo médio de espera para cirurgia de 121 dias, mais 9 dias do que há um ano.

Em Madrid, 70 286 pessoas aguardam uma operação e a Comunidade tem também a taxa mais baixa por habitante em toda a Espanha, com 10,06 por 1000, apesar de estar sob maior pressão hospitalar. Madrid é seguida pelo País Basco, com uma taxa de 10,18 doentes por 1 000 habitantes, pelas Ilhas Baleares, com 10,37, e pela Comunidade Valenciana, com 10,90.

No outro extremo, as comunidades com as taxas mais elevadas de cirurgia per capita são a Cantábria, com 29,21 cidadãos em lista de espera por 1000. Segue-se a Andaluzia, com 24,40; a Catalunha, com 24,17; e a Extremadura, com 23,85. Estas comunidades são também as que registam os tempos de espera mais longos, nomeadamente a Andaluzia, 169 dias; a Extremadura, 164; e a Cantábria e Aragão, 139 dias. Entretanto, um catalão tem de esperar em média 137 dias por uma operação.

A nível nacional, 20,5% dos doentes demoraram mais de seis meses a ser operados, o que representa um aumento de 3 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Também aqui Madrid apresenta os melhores dados nacionais, com apenas 0,2% dos doentes em lista de espera há mais de seis meses.

OPERAÇÕES

Além disso, Madrid é também líder no menor tempo de espera para quase todas as intervenções cirúrgicas: é a melhor em Cirurgia Geral e Digestiva com 43 dias; Otorrinolaringologia: 52 dias; Traumatologia: 48 dias; Urologia: 44 dias; Cirurgia Cardíaca: 35 dias; Cirurgia Maxilofacial com 52 dias; Cirurgia Plástica, com 57 dias e Neurocirurgia, 58 dias.

Também é o primeiro, embora partilhe o primeiro lugar com Aragão, em Ginecologia, com 38 dias; e está num bom segundo lugar em Angiologia/Cirurgia Vascular, com 63 dias (apenas atrás das Ilhas Baleares, com 51); Oftalmologia, 46 dias (atrás de Rioja, com 45); em Cirurgia Torácica, com 23 dias (atrás de Múrcia, com 21). Em Dermatologia, uma das operações com listas de espera mais longas, em Madrid é necessário esperar 37 dias, o mesmo que na Galiza e apenas atrás das Ilhas Canárias, com 21 dias.

De toda a rede de hospitais da Comunidade de Madrid, nenhum centro ultrapassa a média nacional em listas de espera para operações, e mesmo o Hospital Universitário Infanta Sofía, que tem o maior tempo de espera da região com 93,32 dias, de acordo com os últimos dados do Sistema de Saúde de Madrid, continua longe da média nacional.

De todos os hospitais do CAM, os de gestão mista (público-privado) destacam-se como os centros médicos com os tempos de espera mais curtos para as operações. Concretamente, o Hospital Universitário General de Villalba regista apenas uma média de 13,29 dias para a realização de uma cirurgia, seguido do Hospital Universitário Infanta Elena com 16,89 dias, do Hospital Fundación Jiménez Díaz com 19,10 dias e do Hospital Universitário Rey Juan Carlos com 25 dias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Madrid lidera os tempos de espera mais curtos para intervenções cirúrgicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião