Marsh regista primeira queda trimestral dos preços de seguros em sete anos
Três das quatro principais linhas de produtos registaram diminuição nos prémios de seguro e registaram-se diferenças regionais.
No terceiro semestre de 2024 o portefólio de clientes da Marsh registou o primeiro decréscimo trimestral dos preços dos seguros em sete anos, tendo cedido 1% face ao trimestre anterior. “No terceiro trimestre, pela primeira vez em sete anos, assistimos ao declínio da taxa global composta, com três das quatro principais linhas de produtos a registarem uma diminuição, o que é um desenvolvimento positivo para os nossos clientes”, afirma em comunicado António Morna, diretor de placement da Marsh Portugal.
Segundo o ‘Global Insurance Market Index‘ divulgado pela Marsh esta quinta-feira, a queda surge em consequência da contínua tendência de moderação dos prémios de seguro, “que está a ser significativamente impulsionada pelo aumento da concorrência entre seguradoras do mercado mundial de seguros de danos materiais.”, lê-se no documento.
Enquanto na Europa os preços se mantiveram estáveis, na região do Pacífico subiram em média 6%, no Reino Unido, 5%, na Ásia, 4%, no Canada, 3%, e na índia, Médio Oriente e África, 2%. No sentido inverso, os preços aumentaram 3% nos Estados Unidos da América (EUA) e na região da América Latina e das Caraíbas (ALC).
Quanto ao comportamento dos preços nos produtos de seguro, o relatório revela que os prémios de seguros de danos materiais caíram 2% a nível mundial, depois de se terem mantido estáveis no segundo trimestre do ano e de terem registado um aumento de 3% no primeiro trimestre. Houve variação regional, no último trimestre os prémios aumentaram na Europa e na região da América Latina e Caraíbas e diminuíram nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Ásia, Pacífico e EMEA.
“Os segurados com ativos concentrados em zonas de catástrofe, como o Golfo do México, a costa atlântica dos Estados Unidos ou a Califórnia, bem como os que tinham sofrido recentemente aumentos de taxas superiores à média, registaram, em geral, reduções das taxas acima da média. No entanto, isto aconteceu antes dos recentes furacões do Golfo.”, realça o estudo.
Os prémios de seguros de responsabilidades aumentaram 6% a nível global, tendo subido 3% em cada um dos sete trimestres anteriores, sobretudo devido a preocupações relativas à litigância e às grandes indemnizações definidas pelos tribunais dos Estados Unidos.
Já os preços das linhas financeiras e profissionais diminuíram 7% globalmente – nono trimestre consecutivo de decréscimo – com descidas registadas em todas as regiões.
Também as taxas do seguro de cyber diminuíram 6% a nível mundial – mantendo-se a taxa de descida dos dois trimestres anteriores –, com descidas em todas as regiões. “Um maior número de apólices não ligadas à cyber continha exclusões de riscos cibernéticos, o que levou a um maior enfoque nas formas de resolver potenciais lacunas de cobertura para danos materiais ou corporais causados por um evento cibernético“, indica a Marsh.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marsh regista primeira queda trimestral dos preços de seguros em sete anos
{{ noCommentsLabel }}