Cofares implementou um plano de contingência para apoiar as farmácias e as pessoas afetadas pela DANA
O stock de produtos essenciais e críticos foi reforçado e os armazéns de Valência e Castellón estão operacionais, embora com restrições de acesso.
A Cofares está a implementar um plano de contingência para ajudar as farmácias e as pessoas afetadas pela DANA (depressão isolada de níveis elevados), em particular na Comunidade Valenciana, com uma rubrica extraordinária de 12 milhões de euros, um reforço do stock de produtos essenciais e mais pessoal.
De acordo com este domingo, foi aprovada uma rubrica extraordinária de 12 milhões de euros para ajudar financeiramente as farmácias que sofreram danos materiais em consequência da DANA, incluindo o adiamento gratuito de todos os pagamentos devidos em novembro, cujo processamento será adiado para janeiro, sem qualquer custo para as farmácias.
Do mesmo modo, foram aprovados adiantamentos de tesouraria gratuitos durante seis meses e estão a ser estudadas outras iniciativas de apoio relacionadas com a gestão das farmácias, tais como facilitar o contacto dos associados com fornecedores que os ajudem a reconstruir as suas farmácias, a renovar equipamentos, etc.
Os armazéns de Cofares em Valência e Castellón estão operacionais, embora, devido às consequências extremas da tempestade, as entregas tenham sido condicionadas nestes dias pelas condições climatéricas, restrições de tráfego e acessos na zona. Neste sentido, foi dada prioridade às atividades essenciais de entrega de encomendas às farmácias, equilibrando as atividades não críticas aos centros da rede do grupo. Também estamos a colaborar com a Unidade Militar de Emergência (UME), a Guardia Civil, a Polícia e a Proteção Civil para aceder à Zona 0 da catástrofe: Chiva, Picanya e Requena. E a Guardia Civil escoltou reboques carregados de medicamentos e produtos sanitários até aos armazéns de Cofares para reabastecer o seu stock. Isto permitiu a realização de praticamente todos os percursos, com exceção de quatro, por se tratar de zonas intransitáveis, onde se está a trabalhar para identificar os pontos de acesso escoltados pela Guardia Civil e para estabelecer pontos de entrega.
O plano de contingência inclui também o reforço do stock de produtos essenciais e críticos, como alimentos para bebés, máscaras, luvas e outros produtos de primeira necessidade. De facto, durante o fim de semana, foi tratado o dobro do volume habitual de encomendas para um fim de semana normal. Além disso, o serviço de entrega nas farmácias foi reforçado com a adição de sete a dez veículos adicionais à frota da Aldaia, para cobrir a perda de veículos e reforçar o serviço. Este número será aumentado nos próximos dias com a incorporação de mais veículos de outros centros de trabalho de Cofares.
Outras medidas que foram levadas a cabo foram o reforço do pessoal com a incorporação de 15 novos empregados, o que significa um aumento de mais de 10% do pessoal, e o reforço dos turnos habituais com pessoal voluntário. Cofares também enviou três carregamentos de alimentos e água para o armazém de Aldaia para garantir o abastecimento dos trabalhadores e das suas famílias, muitos dos quais vivem na zona 0.
Ativou um sistema de comunicações por satélite, bem como uma contingência de rede 5G para resolver a indisponibilidade da rede de comunicações na zona 0 e, assim, manter as operações ativas.
Também está a colaborar com a plataforma de Puerto de Sagunto da AZA Logistics, que altruisticamente cedeu as suas instalações e pessoal nos primeiros momentos do surto da DANA para que Cofares pudesse receber e distribuir medicamentos.
Por seu lado, como é habitual em situações de crise, a Fundação Cofares também se mobilizou e está já a gerir a doação de produtos de higiene básica e de primeiros socorros a entregar nas zonas afetadas, com a colaboração da Farline (marca própria da Cofares), está a coordenar internamente várias necessidades de produtos para colaborar com a UEM e vai ainda centralizar as doações de produtos recebidos dos laboratórios farmacêuticos. A Fundação prevê ainda lançar, num futuro próximo, uma campanha de angariação de fundos na sua conta corrente (via Bizum ou através de pontos Fidelitas entre os seus membros) para as necessidades dos afetados pela tempestade.
O Presidente da Cofares, Eduardo Pastor, transmitiu a sua “dor e tristeza” às pessoas que sofreram perdas e danos, especialmente aos farmacêuticos. “Estamos a trabalhar 24 horas por dia para lhes dar todo o apoio e ajuda possível, incluindo a manutenção das nossas operações e medidas financeiras extraordinárias para apoiar as farmácias mais afetadas”, afirmou.
Agradeceu também às autoridades e às forças de segurança “por todo o apoio que nos deram desde o início, que foi essencial”, bem como à equipa de Cofares, que se deslocou aos seus centros e está a trabalhar “incansavelmente, apesar de ter sofrido, em muitos casos, com a devastação da tempestade”.
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