Direto Putin felicita Trump e diz que “está pronto” para o diálogo. Siga aqui o rescaldo das eleições
O presidente russo abre a porta ao contato e com o presidente eleito dos EUA. E Xi Jinping lembra que história demonstra que a China e os EUA beneficiam com a cooperação e perdem com a confrontação”.
A vitória retumbante do candidato republicano causou apreensão nas bolsas europeias e delírio em Wall Street.
O regresso de Donald Trump é visto com preocupação nos principais países da Europa, mas vários líderes, incluindo o primeiro-ministro português, já felicitaram Donald Trump pela vitória e mostraram o desejo de trabalhar com o futuro Presidente, que toma posse a 20 de janeiro.
Esta quinta-feira, foi a vez do Presidente chinês, Xi Jinping, felicitar esta quinta-Donald Trump pela vitória, apelando aos dois países para que “se entendam”, após anos de tensões bilaterais, informou a imprensa oficial.
“A história demonstra que a China e os Estados Unidos beneficiam com a cooperação e perdem com a confrontação”, disse Xi Jinping ao presidente eleito dos Estados Unidos, de acordo com a televisão estatal chinesa CCTV.
O candidato republicano soma 295 votos no Colégio Eleitoral e 50,9% da votação a nível nacional, superando os 270 necessários para ser eleito Presidente dos EUA, enquanto a democrata Kamala Harris surge com 226 mandatos eleitorais e 47,6% do voto popular.
O Partido Republicano conquistou a maioria no Senado e está bem encaminhado para manter o controlo da Câmara de Representantes.
Acompanhe aqui as principais notícias e reações aos resultados eleitorais das presidenciais norte-americanas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Putin felicita Trump e diz que “está pronto” para o diálogo. Siga aqui o rescaldo das eleições
{{ noCommentsLabel }}