BRANDS' ECO Conquistar e manter confiança nos pagamentos digitais é crucial
Massimo Itta, responsável do BANCOMAT, explica que a prioridade é defender o sistema de pagamentos de ameaças cibernéticas e investir na interoperabilidade entre soluções europeias.
Massimo Itta, Chief Comercial Officer (CCO) do BANCOMAT, foi esta quarta-feira um dos oradores convidados no stand da SIBS na Web Summit, onde esteve para refletir sobre o futuro dos pagamentos digitais na Europa. “A digitalização é uma das tendências evidentes. Os dados são muito claros: a transição já está aí e de forma acelerada”, enquadrou o responsável.
A mudança de comportamentos dos consumidores e a alteração das necessidades dos comerciantes leva a que sejam necessárias “novas soluções digitais, nomeadamente em pagamentos móveis”. Por outro lado, as questões regulatórias são também importantes e é preciso que “as instituições europeias promovam a competitividade a nível europeu”.
Mas há algo que é central quando falamos em ferramentas para facilitar os pagamentos e as transferências imediatas: a confiança na segurança. “Em termos de desafios, destaco a questão da confiança. Temos de conquistar e manter a confiança dos consumidores”, alertou. A forma de o concretizar é proteger os sistemas contra ameaças de cibersegurança cada vez mais generalizadas.
Para o BANCOMAT é importante que o seu novo plano estratégico dê prioridade ao estabelecimento de parcerias e à criação “de um novo ecossistema” que precisa de contar com “fintech, retalhistas e produtores de tecnologia”. A segunda área de investimento é a experiência do utilizador, que deve ser aprimorada, em particular no que diz respeito a tornar a adesão ao serviço mais simples e rápida.
Mas a palavra-chave desta edição da Web Summit é, claramente, a interoperabilidade. No dia em que o MB WAY, a Bizum e o BANCOMAT fizeram, perante milhares de pessoas, a primeira transferência imediata entre Portugal, Espanha e Itália, Massimo Itta identifica esta como uma área prioritária não apenas para a sua empresa, mas para a toda a Europa.
“É muito importante que tenhamos A missão real da EuroPA é conectar pessoas de diferentes países. Agora somos três, mas tenho a certeza de que vamos ser cada vez mais”, realçou.
Recorde-se que o serviço disponibilizado pelas três empresas deverá estar acessível já em 2025, estando previsto um alargamento a outros mercados europeus em breve.
Continue a acompanhar no ECO a presença e atividade da SIBS na Web Summit Lisboa 2024.
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