BRANDS' ECO Envelhecimento ativo e fixação de talento são temas para conferência gratuita no Palácio da Bolsa
O Palácio da Bolsa vai receber, no próximo dia 26 de novembro, uma conferência gratuita, organizada pela ACP-CCIP e pela FEP, na qual será discutido o envelhecimento ativo e a fixação de talento.
A Associação Comercial do Porto (ACP-CCIP), com o apoio da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), promove uma grande conferência, no dia 26 de novembro, dedicada a refletir sobre questões demográficas emergentes no nosso país e que assumiram especial relevância social e económica nas últimas décadas.
“O Futuro da Demografia: desafios de uma sociedade em mudança” aborda, no primeiro painel (9h45), o tema do envelhecimento ativo, no país que tem o segundo maior índice de envelhecimento populacional da União Europeia e que é o quarto, a nível mundial, com maior proporção de idosos a residir no seu território.
Esta realidade, que impacta mais de 2,5 milhões de pessoas em Portugal, traduz-se num conjunto de desafios diversos ao nível do prolongamento da vida ativa, dos cuidados de saúde, da mobilidade e da inclusão social, que vão ser o enfoque da intervenção de Vincenzo Bassi, presidente da Federação das Associações de Famílias Católicas na Europa e keynote speaker da conferência. No mesmo painel, seguir-se-á o testemunho de Eduardo Oliveira, membro do Conselho Executivo da FEP, docente e investigador principal do grupo Organizations & Management do cef.up.
No segundo painel da conferência (11h00), as atenções dirigem-se para outro aspeto crítico da estrutura demográfica no nosso país: a perda de jovens qualificados para a emigração. “Desafios da juventude, captação e retenção de talento” é o tema deste segmento, que irá refletir sobre as opções, em termos de políticas públicas e iniciativa privada, necessárias para que Portugal consiga estimular os jovens em idade ativa a seguirem o seu percurso profissional no país. Sandra Carvalho, diretora executiva da Egor Norte; e Sara Rodrigues, people associate director na Deloitte Portugal, são as convidadas deste painel, que antecede as conclusões e o encerramento deste evento.
Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, salienta a oportunidade desta conferência em trazer “dois temas fundamentais para o desenvolvimento social e económico do país”. “Somos um país cada vez cada vez mais envelhecido, que tem de encontrar soluções de integração, valorização e ocupação para a sua população idosa. Ao mesmo tempo, temos este paradoxo de não conseguir fixar os jovens mais qualificados no nosso território, permitido que o seu conhecimento e massa crítica sejam aproveitados noutros países”, acrescenta o dirigente, que olha para a crise demográfica “como uma das questões mais estruturantes para o futuro de Portugal”, lamentando que seja um “tema pouco debatido pela opinião pública e pouco aprofundado pela academia”.
A conferência “O Futuro da Demografia: desafios de uma sociedade em mudança” terá lugar no Palácio da Bolsa, na manhã de 26 de novembro, e tem entrada livre. O programa e as inscrições estão disponíveis para consulta em cciporto.com.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Envelhecimento ativo e fixação de talento são temas para conferência gratuita no Palácio da Bolsa
{{ noCommentsLabel }}