BRANDS' ECO Nove anos a revolucionar os pagamentos digitais

  • BRANDS' ECO
  • 13 Novembro 2024

O MB WAY é um caso de sucesso para a SIBS que acredita que a facilidade e simplicidade de utilização, a par com a segurança e a disponibilidade, explicam a adesão dos portugueses.

Lançado em 2015, o MB WAY atingiu os seis milhões de utilizadores no início de outubro, um número que representa mais de metade da população nacional e que, para Vera Costa, comprova o sucesso deste serviço da SIBS. Atualmente, explica a Head of Product do MB WAY, nos comerciantes que disponibilizam esta forma de pagamento, ela é a preferida por 86% dos utilizadores. Estes comerciantes, acrescenta, “têm maior taxa de conversão do que os que não disponibilizam pagamentos com MB WAY”.

Oradora na Talk dedicada à história de sucesso do MB WAY, Vera Costa destacou aqueles que considera os fatores críticos de sucesso deste serviço, que ajudam a explicar o crescimento desde o seu lançamento. “Rede e experiência”, aponta. Rede porque está presente num cada vez mais elevado número de comerciantes, espalhados por todo o país, e experiência porque, sendo a sua utilização semelhante à de outras aplicações bancárias “distingue-se pela simplicidade”. Segurança e consistência são igualmente elementos fundamentais para cativar o utilizador, a par com a inovação que, assegura Vera Costa, é constante.

Questionada sobre as mais recentes inovações, a responsável pelo serviço destaca os pagamentos com o QR Code, que garante segurança, rapidez e simplicidade, quer aos utilizadores, quer aos comerciantes; o MB WAY pulse, que permite pagar através de um wearable (Pulseira, Watchloop, Tag, ou porta-chaves) mesmo que não exista cobertura de rede; e a opção paperless dos recibos – MB WAY eco – que, após o pagamento com o QR Code, são enviados por email, caso o utilizador assim o deseje.

Mas o caminho da inovação no MB WAY continua aberto e à procura de novos use cases. Vera Costa exemplifica: pode ser na biométrica, na mobilidade, na indústria, na sustentabilidade, entre outras áreas. “Precisamos de continuar a crescer, de preferência ao ritmo dos últimos anos, queremos mais utilizadores e a usar a aplicação com mais regularidade”, acrescenta a responsável.

Para o futuro, Vera Costa acredita que a interoperabilidade que, pela primeira vez será concretizada numa transação real durante a Web Summit, terá um papel muito importante no desenvolvimento deste serviço, e marcará o desenvolvimento do mercado de pagamentos digitais na Europa. “O MB WAY nasceu com o propósito de implementar as transações instantâneas e é por ai que vai continuar”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nove anos a revolucionar os pagamentos digitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião