BRANDS' ECO “O panorama de pagamentos é hoje muito mais digital”

  • BRANDS' ECO
  • 13 Novembro 2024

Teresa Mesquita, Administradora Executiva e COO da SIBS, esteve na Web Summit esta quarta-feira, e sublinhou a importância do primeiro projeto de interoperabilidade apresentado esta manhã.

“Este foi um dia muito entusiasmante aqui na Web Summit”, começou por dizer Teresa Mesquita, em referência às “primeiras transações além-fronteiras entre MB WAY, Bizum e Bancomat” demonstradas esta manhã na cimeira tecnológica. A Administradora e Chief Operations Officer (CCO) da SIBS lembrou que, nos últimos anos, o comportamento e as expectativas dos consumidores e dos comerciantes tem vindo a mudar e, com isso, também a forma como fazemos pagamentos se alterou. “O panorama de pagamentos é hoje muito mais digital”, afirmou.

“Estas tendências são muito impactadas pela alteração de comportamentos e necessidades dos consumidores e dos negócios, que usam tecnologias hoje disponíveis como o contacless, códigos QR e transações imediatas para permitir uma mudança grande na forma como fazemos pagamentos”, considerou.

A par com alterações regulatórias na Zona Euro, a criação de novas infraestruturas de pagamentos que atravessam fronteiras serão “um catalisador da inovação que já está a acontecer”, garantiu a responsável. Para Teresa Mesquita, os avanços vão continuar “em ritmo acelerado” e isso deixa a SIBS “muito, muito positiva em relação ao futuro que nos espera”.

O mercado dos pagamentos digitais é core para a fintech portuguesa, que foi pioneira na Zona Euro quando lançou o MB WAY, que é hoje a “app preferida de pagamentos em Portugal, que conecta mais de seis milhões de utilizadores”. “Temos visto um crescimento enorme. É usado regularmente pelos utilizadores 12 vezes por mês, o que demonstra bem a importância que tem para os clientes MB WAY”, destacou.

Com olhos postos no futuro, a empresa definiu uma estratégia assente em duas dimensões. Por um lado, continuar a investir na evolução do MB WAY em território nacional e, por outro, “alargar e atingir outros países, permitindo aos utilizadores transferirem dinheiro entre fronteiras”. Dar corpo à estratégia implica lançar novas funcionalidades numa base regular, como uma das mais recentes, o MB WAY eco, que “permite pagar nos terminais em loja sem que um recibo físico seja emitido”. É uma forma de simplificar as transações e proteger o ambiente.

Queremos que a nossa experiência com os códigos QR cada vez mais desenvolvida, porque temos percebido que muitos negócios têm visto esta como uma forma positiva de começar a aceitar pagamentos de forma muito simples”, afiançou Teresa Mesquita.

Sobre o projeto EuroPA – European Payments Alliance, a COO da SIBS não tem dúvidas de que a primeira transação realizada entre Portugal, Espanha e Itália foi “um momento enorme”. Apesar do projeto tecnológico que suporta a solução ter sido “concretizado numa janela temporal relativamente curta”, o sucesso foi alcançado e a empresa assume-se “muito, muito otimista em relação aos resultados”.

Acreditamos que vamos continuar a conectar mais soluções, que vamos continuar a investir nos standards que são necessários para garantir a interoperabilidade com outras soluções no futuro e, com isso, criar mais relevância e casos de uso para os nossos utilizadores”, sublinhou.

Continue a acompanhar no ECO a presença e atividade da SIBS na Web Summit 2024, que termina esta quinta-feira, dia 14.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“O panorama de pagamentos é hoje muito mais digital”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião