BRANDS' ECO Vítor Bento lamenta que “Europa não seja dona da tecnologia”

  • BRANDS' ECO
  • 11:00

Antigo CEO da SIBS e atual presidente da Associação Portuguesa de Bancos esteve na Web Summit para defender mais controlo europeu nas soluções de pagamento e maior aposta na interoperabilide.

Mais do que apenas gadgets tecnológicos, a inovação é “sobretudo sobre processos” e, nesse campo, o MB WAY tem conseguido destacar-se como pioneiro na simplificação de processos com bancos, comerciantes e utilizadores. “Acho que foi uma resposta muito inteligente às necessidades do mercado e foi desenvolvido de forma que todos pudessem usar”, recordou Vítor Bento, que esteve envolvido no início do projeto quando era CEO da SIBS.

Hoje como presidente da Associação Portuguesa de Bancos, o responsável continua a acompanhar de perto o desenvolvimento da aplicação, mas também do mercado de pagamentos e transferências imediatas na Europa. “O próximo passo, que é o que está a ser feito, é garantir a interoperabilidade e assegurar que os utilizadores domésticos conseguem usar a aplicação fora do país”, assinalou, em referência à iniciativa que junta o MB WAY, a Bizum e o BANCOMAT para assegurar transferências entre Portugal, Espanha e Itália.

Vítor Bento recusou ainda a ideia de que existe um mercado unificado na Europa. “Há vários mercados. Assim que estas soluções são interoperáveis, depois podemos criar uma marca e unificar. Essa devia ter sido a forma de fazer as coisas há muito tempo”, apontou.

Este passo é importante não apenas para simplificar a circulação de fundos em toda a Europa, acelerando negócios e aumentando a produtividade, mas sobretudo para garantir que a Europa tem soluções de pagamentos que controla e detém. “A Europa está a falhar em assegurar as suas próprias plataformas tecnológicas. Isso é um desafio”, lamentou. Como os europeus não são donos da tecnologia que usam em várias áreas, “isso expõe o continente como um todo a quem controla as plataformas”.

Por tudo isto, Vítor Bento está confiante de que iniciativas de interoperabilidade como o EuroPA – European Payments Alliance fazem parte do “caminho que devemos seguir”.

Continue a acompanhar no ECO a presença e atividade da SIBS na Web Summit 2024.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vítor Bento lamenta que “Europa não seja dona da tecnologia”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião