BRANDS' ECO MB WAY revolucionou o mercado de pagamentos digitais em Portugal

  • BRANDS' ECO
  • 7:15

A iniciativa, lançada em 2015, transformou a forma como os portugueses transferem dinheiro e pagam produtos e serviços. Jorge Paulo, da SIBS, garante que “inovar está no ADN” da empresa.

Uma forte cultura de inovação é característica do Grupo SIBS, com mais de quatro décadas de experiência na área dos pagamentos. Quem o garante é Jorge Paulo, diretor de gestão de produto da empresa, que esteve esta manhã na Web Summit Lisboa para abordar o passado, o presente e, sobretudo, o futuro do MB WAY. “Este é o tipo de caso de uso e tecnologia que é disrupção, não apenas no mercado nacional, mas em toda a Europa”, apontou.

O responsável recorda como foi “explicar às pessoas que podiam transferir dinheiro para outros, de forma imediata, apenas pelo número de telefone”, algo “revolucionário” em 2015, quando o MB WAY foi apresentado ao mercado. De lá para cá, a aplicação conta com milhões de utilizadores, número que continua a crescer e que, em 2025, terá potencial para chegar a 45 milhões de europeus em Portugal, Espanha e Itália – recorde AQUI a demonstração da primeira transação instantânea pan-europeia no âmbito do projeto EuroPA.

“A interoperabilidade entre aquelas três carteiras é apenas o início. As transferências SEPA são realmente a fundação para que possamos ter interoperabilidade em toda a Europa”, afiança Jorge Paulo.

“Outra coisa que estamos a testar e que pode ser revolucionário é a computação quântica, que realmente veio mudar as bases de tudo, a forma como desenvolvemos aplicações, os algoritmos que conseguimos correr”, apontou Jorge Paulo.

O diretor de gestão de produto da SIBS levantou ainda o véu sobre o que o futuro reserva em termos tecnológicos para as soluções desenvolvidas pelo grupo, nomeadamente a introdução de inteligência artificial (IA). “Estamos a olhar muito para a IA generativa e queremos usá-la nos pagamentos para melhorar os serviços que oferecemos”, partilhou.

Em simultâneo, existem avanços nas tecnologias associadas à biometria e, garantiu Jorge Paulo, haverá “novidades sobre isto em breve”. “Outra coisa que estamos a testar e que pode ser revolucionário é a computação quântica, que realmente veio mudar as bases de tudo, a forma como desenvolvemos aplicações, os algoritmos que conseguimos correr”, apontou.

Continue a acompanhar no ECO a presença e atividade da SIBS na Web Summit Lisboa, que termina esta quinta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MB WAY revolucionou o mercado de pagamentos digitais em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião