A eDreams ODIGEO aumenta a rentabilidade em 28% e ultrapassa os 6,5 milhões de subscritores
Resultados do primeiro semestre do exercício de 2025, terminado em 30 de setembro de 2024.
Conforme relatado pela empresa na terça-feira, as principais métricas da empresa como plataforma de assinatura (número de assinantes e lucratividade) registaram um crescimento sólido no primeiro semestre, com assinantes Prime e Ebitda Cash aumentando significativamente 28% para 6.5 milhões de assinantes e 81.1 milhões de euros, respetivamente.
A empresa indicou que, sendo um negócio baseado em subscrições, a rentabilidade é principalmente impulsionada pela crescente maturidade dos membros Prime. Os subscritores a partir do segundo ano contribuem com mais valor, uma vez que recorrem cada vez mais ao Prime como solução para todas as suas necessidades de viagem.
A eDreams ODIGEO afirmou que está no bom caminho para cumprir os objetivos que impôs a si própria em novembro de 2021, com 3,5 anos de antecedência, até março de 2025. Até ao final do atual exercício, a empresa espera atingir 7,25 milhões de assinantes Prime e um Ebitda Cash de 180 milhões de euros ou mais.
Os subscritores Prime cresceram 28% em termos anuais para 6,5 milhões. As adições no segundo trimestre atingiram as expectativas em 303.000. O crescimento da rentabilidade foi particularmente forte no negócio Prime, com um aumento de 53%, impulsionado por uma base de custos fixos estável e pelo crescimento do negócio. O lucro marginal atingiu 130,8 milhões de euros, um aumento global de 20% e de 45% apenas no Prime, que representa atualmente 87% do lucro marginal.
Em termos globais, as receitas atingiram 361,2 milhões de euros no primeiro semestre, mais 2%, dos quais 69% provêm agora do negócio Prime, confirmando a transição efetiva da empresa para um modelo de subscrição, refere a empresa, destacando também a “maior flexibilidade financeira” graças a um cash flow que continuou a registar avanços significativos, que atingiu 41,7 milhões de euros, mais 61%, representando uma melhoria homóloga de 15,8 milhões de euros.
Além disso, a empresa assinalou que concluiu “com êxito” a recompra de ações suficientes para financiar as entregas no âmbito do plano de incentivos a longo prazo até 2027. Além disso, o Conselho de Administração aprovou um novo programa de recompra diária de 50 milhões de euros, com 3,4 milhões de ações para financiar as entregas ao abrigo do plano de incentivos a longo prazo no exercício de 2028 e o restante a ser resgatado.
Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, afirmou: “Os nossos resultados e desempenho não deixam dúvidas: a nossa estratégia está a impulsionar o crescimento e a criar valor duradouro para os nossos clientes, acionistas e para a empresa no seu todo. Estamos a cumprir as nossas promessas, alcançando um crescimento constante em termos de rentabilidade e margens, assinantes, satisfação dos clientes e solidez financeira, e reforçando o nosso negócio todos os dias.
“Continuamos a fazer a diferença com a nossa execução”, acrescentou, ”impulsionada por uma plataforma de subscrição escalável e orientada para a inteligência artificial que beneficia de receitas previsíveis e recorrentes e de relações de longo prazo com os clientes, posicionando-nos como uma referência num setor que, para todos os outros concorrentes, é transacional. Com as nossas realizações consistentes, orgulhamo-nos de ver que os nossos ambiciosos objetivos a longo prazo para 2025 estão ao nosso alcance. Estamos entusiasmados com as oportunidades de crescimento significativas para além de 2025 e com o grande futuro da eDO como a principal plataforma de subscrição de viagens do mundo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A eDreams ODIGEO aumenta a rentabilidade em 28% e ultrapassa os 6,5 milhões de subscritores
{{ noCommentsLabel }}