“Não tenho confiança nesta equipa da saúde para gerir o inverno”, diz Pedro Nuno Santos
Pedro Nuno Santos acusou o Governo de desvalorizar o pré-aviso de greve do INEM e "uma das áreas onde há razões para nos sentirmos inseguros é a área da saúde, com um Governo que só tem falhado".
O líder do PS, Pedro Nuno Santos, criticou esta terça-feira a gestão que o ministério da Saúde tem feito, acusando o Executivo de falhar na contratação de médicos para função pública, na gestão das urgências de obstetrícia no verão e, agora, na greve do INEM. Com o inverno a aproximar-se, o líder da oposição diz que não tem “confiança nesta equipa para gerir o inverno” e acusa o primeiro-ministro de se esconder atrás da ministra.
“Não tenho confiança nesta equipa da saúde para gerir o inverno”, adiantou Pedro Nuno Santos, em declarações aos jornalistas. “Uma das áreas onde há razões para nos sentirmos inseguros é a área da saúde, com um Governo que só tem falhado“, reforçou o líder dos socialistas, apontando três momentos em que a ministra Ana Paula Martins falhou: contratação de médicos, gestão das urgências obstetrícias no verão e greve do INEM.
Esta segunda-feira, o diretor executivo do SNS admitiu que “vamos ter um inverno mau”, adiantando que os hospitais estão a tomar medidas para responder ao aumento da procura durante o inverno e evitar que as urgências atinjam o limite.
Com o setor da saúde a atravessar uma crise, Pedro Nuno Santos não poupou críticas ao líder do Executivo. O político adiantou que se tem “falado da ministra da saúde, mas o principal responsável é o líder do governo”, referindo-se a Luís Montenegro, a quem acusa de não assumir responsabilidades e ter desvalorizado a situação.
Para o líder do PS, “se [o Governo] achava que havia problemas estruturais não tinham desvalorizado pré-aviso de greve”. Com o inquérito a decorrer sobre as 11 mortes que ocorreram no período da greve do INEM, Pedro Nuno Santos refere que se se concluir “que [essas mortes] poderiam ser evitadas”, aí todos têm de “tirar consequências”.
Questionado sobre se o primeiro-ministro deveria demitir a ministra, Pedro Nuno Santos diz que “não cabe ao líder do PS pedir a demissão”, atribuindo essa decisão ao líder do Governo e à própria ministra. Ainda assim, o socialista adiantou que, “por menos o PSD exigiu a demissão” de ministros socialistas no passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Não tenho confiança nesta equipa da saúde para gerir o inverno”, diz Pedro Nuno Santos
{{ noCommentsLabel }}