Real Betis participa na COP29 para reafirmar o empenhamento do futebol espanhol na luta contra as alterações climáticas
O Real Betis, em representação do futebol espanhol e da LALIGA, esteve presente na COP29, em Baku (Azerbaijão).
Inscreveu-se como um dos fundadores da Football Clubs Climate Alliance, uma iniciativa promovida pelo Qarabag e pela Associação Europeia de Clubes (ECA) com o apoio da Presidência da COP29 e da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.
Este projeto, que em Espanha conta também com o apoio do Atlético de Madrid, inclui outros clubes europeus, como o Liverpool e o Tottenham (Reino Unido); o Fenerbahçe e o Galatasaray (Turquia); a Udinese (Itália); o Porto (Portugal); o Flamengo (Brasil) e o Malmö (Suécia). De acordo com um comunicado do Real Betis, “ao assinarem a Declaração de Baku, estes clubes comprometem-se a sensibilizar para as questões climáticas e a promover a luta contra as alterações climáticas utilizando a influência do futebol. Além disso, mostram a sua disponibilidade para cooperar não só entre si, mas também com outras organizações relevantes, incluindo a iniciativa “Desporto para a Ação Climática”.
O clube verde e branco, representado pelo diretor da Fundação Real Betis Balompié e porta-voz da Forever Green, Rafael Muela, foi apoiado pelo Governo espanhol, bem como pelo Governo da Andaluzia, que, juntamente com o seu presidente Juan Manuel Moreno Bonilla, reuniu-se com empresários espanhóis radicados em Baku para “partilhar, no contexto andaluz, as perceções e propostas dos empresários e do governo regional para aproveitar ao máximo a transição para uma economia descarbonizada, do ponto de vista industrial, económico e social”, segundo o comunicado.
“Durante a Cimeira do Clima não assinámos apenas uma Declaração. Para nós e para todos os clubes que fazem parte dela, é um compromisso de ação e um apelo à ação. Temos de utilizar o poder do futebol para mobilizar todos os intervenientes na luta contra as alterações climáticas de uma forma coerente e para melhorar o nosso impacto no ambiente. Todos nós queremos mobilizar a sociedade, juntamente com os nossos adeptos e todos os nossos aliados, para conseguir uma verdadeira mudança”, afirmou Rafael Muela, diretor da Fundação Real Betis Balompié e porta-voz da Forever Green.
Durante a sua estadia na capital do Azerbaijão, Muela participou em várias mesas redondas sobre as alterações climáticas e o trabalho que a indústria do futebol, também em Espanha, está a desenvolver neste domínio. Nelas, destacou, entre outras questões, a plataforma empresarial Forever Green promovida pelo clube verde e branco, bem como as ações levadas a cabo pelo Betis em matéria de sustentabilidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Real Betis participa na COP29 para reafirmar o empenhamento do futebol espanhol na luta contra as alterações climáticas
{{ noCommentsLabel }}