Software que interpreta as conversas entre médicos e doentes vence o “Desafio de Hematologia” da AstraZeneca e da Kunsen
A RECOG Analytics foi a startup vencedora do “Hematology Innovation Ecosystem Challenge”, uma iniciativa promovida pela AstraZeneca Espanha em colaboração com a Kunsen.
O desafio foi lançado durante a edição de 2024 da South Summit, em Madrid, para promover soluções tecnológicas que melhorem o diagnóstico e a gestão clínica dos doentes hematológicos.
O projeto vencedor, RELISTEN, é um software que utiliza o processamento de linguagem natural para interpretar automaticamente as conversas entre médicos e doentes durante as consultas, gerando notas clínicas detalhadas e precisas. Esta ferramenta foi concebida para facilitar o trabalho dos profissionais de saúde, poupando tempo na documentação e permitindo-lhes concentrar-se mais nos cuidados diretos aos doentes.
O Dr. César Velasco, Diretor de Inovação e Estratégia Digital da AstraZeneca Espanha, sublinhou a importância desta iniciativa e explicou que “a inovação é fundamental para enfrentar os desafios atuais dos cuidados de saúde. Este desafio em hematologia representa um avanço significativo no sentido de diagnósticos mais exatos e tratamentos eficazes para doenças complexas. A AstraZeneca gostaria de agradecer a todos os participantes pelos seus esforços e dedicação, e felicitar especialmente a RECOG, a empresa vencedora. Continuamos a apoiar iniciativas que aproximam a ciência das pessoas.
O concurso recebeu um total de 23 projetos de startups, dos quais seis foram selecionados como finalistas. Durante a fase final, as propostas foram apresentadas a um painel de médicos do Grupo de Jovens Hematologistas da Sociedade Espanhola de Hematologia e Hemoterapia (SEHH) e a especialistas da AstraZeneca e da Kunsen. O prémio atribuído ao RECOG inclui uma dotação de 5.000 euros para promover a implementação do RELISTEN e a possibilidade de colaborar estrategicamente com a AstraZeneca para a sua integração no sistema de saúde espanhol.
Daniel Heinisch, diretor executivo e fundador da RECOG, destacou o impacto do desafio no desenvolvimento da sua solução. “O Haematology Challenge”, disse ele, ”permitiu-nos aperfeiçoar o RELISTEN no domínio da hematologia. Através da orientação com o grupo de jovens hematologistas do SEHH, identificámos a importância de uma integração profunda com os sistemas hospitalares e laboratoriais para prestar um serviço ótimo aos profissionais de saúde e aos doentes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Software que interpreta as conversas entre médicos e doentes vence o “Desafio de Hematologia” da AstraZeneca e da Kunsen
{{ noCommentsLabel }}