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Jaguar altera identidade e gera controvérsia, com a marca a reafirmar nova “filosofia criativa”

Rafael Ascensão,

Apesar da miríade de críticas à mudança de identidade, a Jaguar mantém-se firme na sua escolha e reforça a ideia de que a mudança de imagem assenta numa alteração no "pensamento" da marca.

No âmbito da estratégia que tem em vista a eletrificação completa, a Jaguar avançou para o desenvolvimento de uma nova identidade visual, apresentando um reposicionamento total da marca. Se o objetivo era atrair a atenção, este foi alcançado: as mudanças enfrentaram críticas e uma oposição firme por parte de muitos dos fãs da marca, em particular nas redes sociais.

No novo logótipo, a Jaguar abandonou o reconhecido felino e trocou-o por letras minimalistas com o nome da marca. A figura animal não vai ser retirada por completo, pelo que ainda vai marcar presença nos automóveis futuros através de formas desconectadas do nome da marca. A Jaguar aposta ainda num brasão circular com dois ganchos invertidos que representam as letras J e R, além de um vídeo promocional onde são apresentados modelos humanos vestidos de forma exuberante… mas onde não é visível qualquer carro.

A marca automóvel, subsidiária da Tata Motors que se prepara para se relançar em 2026 apenas com modelos elétricos, argumentou que os novos designspreservaram símbolos icónicos ao mesmo tempo que deram um salto dramático à frente“.

No entanto, estes materiais visuais geraram a reação de milhares de internautas nas redes sociais (Facebook, Instagram, X e LinkedIn, por exemplo), com muitas avaliações negativas da mudança. “Isto é muito triste. Estamos a testemunhar a morte de uma das marcas de automóveis mais famosas“, escreveu um internauta no Facebook.

Também o magnata Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), da Tesla e da SpaceX, fez questão de demonstrar o seu desagrado na publicação que a Jaguar fez na sua própria rede social: “Vendem carros?”, questionou. A marca respondeu que sim, acrescentando que “adoraria” mostrá-los a Elon Muk, em Miami, no dia 2 de dezembro, dia em que vai apresentar o seu primeiro modelo automóvel que integra esta mudança.

A Jaguar tem, na verdade, optado por responder a várias das críticas nas redes sociais, o que demonstra que estaria, provavelmente, preparada para esta situação. Na maioria dos comentários, a marca reforça a ideia de que a mudança de design assenta numa alteração no “pensamento” da Jaguar, naquele que é “um passo em direção a uma nova filosofia criativa”. A marca tenta ainda, por vezes, “tranquilizar” os internautas, prometendo que “há mais por vir”.

Mas nem todos os utilizadores são tão críticos, com alguns a mostrarem-se mais compreensivos. “Deem-lhes o benefício da dúvida! Pelo menos é radical — lembram-se como o [modelo da Jaguar] X351 era diferente quando foi lançado? Não foi universalmente adorado, mas acabou por ser um sucesso. Se for diferente de tudo o que existe na estrada — pelas razões certas (!), então será um vencedor”, escreve um internauta na publicação de uma imagem que desvenda um pouco de um novo modelo.

Entrando nas redes sociais da marca é ainda possível perceber que a Jaguar apagou ou arquivou todas as publicações anteriores, deixando apenas as três publicações que fez relativamente a esta nova identidade.

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