Black Friday é o período de descontos mais popular para os consumidores em Espanha e 8 em cada 10 aproveitam-no para antecipar as suas compras de Natal

  • Servimedia
  • 28 Novembro 2024

Cerca de 90% dos consumidores em Espanha afirmam já ter feito compras durante um período de saldos e 42% reconhecem que esperam pelos saldos para fazer as suas compras.

A Black Friday é a altura do ano preferida dos consumidores em Espanha; de facto, oito em cada dez afirmam que aproveitam estas datas para fazer as suas compras de Natal.

Estas são algumas das principais conclusões do estudo realizado pela Ipsos Digital para a Amazon sobre os “Hábitos de consumo dos compradores online em Espanha”. Além disso, os resultados deste estudo revelam que o preço é o fator mais influente quando se faz uma compra online, seguido dos descontos, ofertas e promoções, bem como da rapidez de entrega e da qualidade do produto.

A Amazon salientou que celebra eventos especiais como a Semana Black Friday, que começou a 21 de novembro e decorre até 2 de dezembro. “A Amazon convida os seus clientes a descobrir as centenas de milhares de ofertas disponíveis durante a Semana Black Friday, pois é a oportunidade perfeita para desfrutar de poupanças de até 45% em produtos selecionados em todas as categorias, e grandes poupanças em marcas populares como Ariel, Cecotec, Garmin, Lenovo, Vans e muito mais, enquanto desfruta da conveniência de um envio rápido. Além disso, os clientes podem aproveitar estes dias para se anteciparem nas suas compras de Natal”, afirmou Ruth Diaz, Vice-Presidente da Amazon Fashion na Europa.

Seis em cada dez consumidores afirmam ter alterado os seus hábitos de compra, adotando medidas de “poupança” no último ano, razão pela qual os saldos são cada vez mais relevantes. Noventa por cento dos inquiridos já fizeram compras durante um período de saldos, 21% admitem que aproveitam todos eles e 68% compram apenas durante um. O estudo revela também que os compradores em Espanha não se importam de antecipar ou adiar as suas compras para aproveitar ofertas como a Black Friday: 21% fazem-no regularmente e quase metade (48%) fazem-no ocasionalmente. Além disso, a maioria guarda os produtos nos “favoritos” para os comprar quando estão em promoção.

Quanto à altura preferida dos consumidores para fazer compras, embora 55% façam compras durante todo o ano, 42% dizem esperar por promoções e ofertas como a Black Friday, os descontos de primavera e os saldos particulares. De facto, a Black Friday é o período de compras mais popular para os consumidores, de acordo com quatro em cada dez inquiridos, seguido à distância pelos saldos de inverno (Natal) e de verão.

O estudo revela ainda que oito em cada dez compradores tendem a utilizar a Black Friday para antecipar as suas compras de Natal. Neste sentido, os clientes da Amazon podem aproveitar a oportunidade para antecipar as suas compras de Natal com tranquilidade durante a semana da Black Friday, uma vez que a maioria dos artigos comprados na Amazon.co.uk entre 1 de novembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025 podem ser devolvidos até 6 de fevereiro de 2025.

PRODUTOS

Quanto às categorias mais compradas na Black Friday, os resultados do estudo indicam que são, em primeiro lugar, vestuário e calçado, em segundo lugar, tecnologia e eletrónica e, em terceiro lugar, cosméticos, beleza e cuidados pessoais. Na semana da Black Friday da Amazon, a empresa destacou que os clientes podem desfrutar de poupanças em produtos selecionados em todas as categorias, incluindo eletrónica, brinquedos, casa, cozinha e dispositivos de beleza, entre outros.

Além disso, a Amazon afirma oferecer grandes ofertas aos seus clientes durante a Black Friday, tanto em moda como em acessórios, com poupanças de até 40% em produtos selecionados da Levi’s, até 35% em produtos selecionados da Puma e até 30% em produtos selecionados da Swarovski, entre outros; bem como poupanças de até 60% em dispositivos selecionados da Amazon, incluindo Echo, Fire TV, Kindle, Ring, Blink e eero; e ofertas em produtos essenciais para o dia a dia, incluindo produtos de marcas populares como Dodot, Oral-B e Philips.

De acordo com a Amazon, os clientes podem poupar numa vasta seleção de brinquedos de marcas como Barbie, Hot Wheels, LEGO, Nancy e Play-Doh, entre outras, e podem apoiar as pequenas e médias empresas que vendem na Amazon, comprando entre milhares de ofertas de PME de marcas como Natnatura, Nutralie, Real Confort, Velites ou Vulkkano, entre outras, cujos artigos na Amazon.es estão marcados com o emblema “Pequenas Empresas”. Podem ser encontrados em “amazon.es/blackfriday”.

De acordo com os resultados obtidos no estudo, o preço é o fator mais influente quando se faz uma compra online, sendo considerado importante ou muito importante para 96% dos consumidores. “Os clientes da Amazon podem desfrutar de alguns dos melhores preços do ano até à data na Amazon em produtos de marcas populares como Amazon Essentials, ghd, Kérastase, Samsung, Reebok e muito mais durante a Black Friday”, acrescentou a empresa.

Como o preço é um fator decisivo na hora de fazer uma compra, os consumidores tendem a comparar antes de comprar: 65% dos inquiridos dizem que comparam o preço do mesmo produto em diferentes lojas antes de o comprar e 70% dizem que comparam o produto com outros produtos semelhantes de outras marcas.

Depois do preço, outro dos fatores que mais influenciam as compras online são os descontos, as ofertas e as promoções, como a Black Friday, seguidos da rapidez de entrega e da qualidade dos produtos. “É por isso que os clientes Prime da Amazon.co.uk podem usufruir de entregas ilimitadas de 1 dia, sem custos adicionais, em mais de dois milhões de produtos (com entrega ao fim de semana em códigos postais selecionados) e de entregas de 2 ou 3 dias em milhões de outros. E ainda entrega no mesmo dia para encomendas elegíveis de 29 euros ou mais em milhões de produtos em 15 cidades espanholas (Alicante, Barcelona, Cádis, Cartagena, Jerez de la Frontera, Elche, Madrid, Málaga, Marbella, Múrcia, Sevilha e Tarragona, Valência, Valladolid e Saragoça), graças ao serviço ‘Delivery Today’”, acrescentou a empresa.

A empresa recordou ainda que a Amazon oferece informações aos consumidores sobre como evitar burlas. “Embora os criminosos continuem a fazer esforços para escapar a controlos rigorosos, há uma série de dicas que os consumidores podem aplicar para evitar serem enganados por esquemas de phishing”.

 

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