Lamine Yamal é proclamado Golden Boy 2024 e torna-se o quarto jogador consecutivo da LaLiga a ganhar o prémio

  • Servimedia
  • 28 Novembro 2024

Toni Kroos vence o prémio Golden Player 2024 e junta-se a uma dupla distinção para os jogadores da LaLiga.

A prestigiada publicação desportiva italiana “Tuttosport” atribuiu a Lamine Yamal o prémio Golden Boy 2024, reconhecendo o avançado do FC Barcelona e da seleção espanhola como o melhor jogador sub-21 do ano, um prémio que se junta ao Troféu Kopa 2024, que recebeu em outubro passado na gala da Bola de Ouro, e que também distingue o futebolista espanhol como o melhor do seu escalão etário.

A carreira ascendente do jogador espanhol ao longo dos últimos doze meses, sublinhada pela LaLiga, em que marcou 13 golos e distribuiu 17 assistências pelo FC Barcelona desde o início da época 23/24 em todas as competições de clubes, teve também o seu ponto alto como jogador-chave na conquista do Campeonato da Europa pela seleção espanhola no verão passado. Com este prémio, Yamal torna-se o quarto jovem jogador consecutivo da LaLiga a recebê-lo, depois de Pedri em 2021, Gavi em 2022 e Bellingham em 2023.

Estes quatro últimos prémios juntam-se aos recebidos por Lionel Messi em 2005, Sergio Agüero em 2007, Isco em 2012 e João Félix em 2019, e colocam a LaLiga como a competição europeia com mais distinções de Golden Boy de todos os outros campeonatos do continente.

A gala teve ainda uma surpresa: Toni Kroos foi coroado, após a sua reforma, como Jogador de Ouro 2024, um prémio que reconhece toda a sua carreira no Real Madrid, no Bayern de Munique e na seleção alemã.

Neste contexto, o futebol e a imprensa desportiva internacional colocam atualmente a LaLiga como a referência de qualidade do desporto mais popular da Europa. Nesta época 24/25, para além de Lamine Yamal, a LaLiga conta com jogadores como Mbappé, Vinicius Jr, Lewandowski, Griezmann, Oyarzábal, Aspas e Gerard Moreno, que permitiram aos clubes espanhóis conquistar o maior número de títulos continentais nos últimos anos.

Nas últimas duas décadas, os clubes da LaLiga conquistaram 37 títulos europeus. O Real Madrid levantou 13 troféus (sete da Liga dos Campeões e seis da Supertaça Europeia), enquanto o Sevilha conquistou um total de oito (sete da Liga Europa e uma da Supertaça Europeia). O Barça tem 7 títulos, quatro da Liga dos Campeões e três da Supertaça Europeia; o Atlético de Madrid ganhou 3 da Liga Europa e 3 da Supertaça Europeia, num total de 6; o Valência CF, 2 (UEFA e Supertaça Europeia); e o Villareal 1 da Liga Europa na época 20/21.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lamine Yamal é proclamado Golden Boy 2024 e torna-se o quarto jogador consecutivo da LaLiga a ganhar o prémio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião