Universidade Nebrija associa-se ao Instituto AP para lançar cursos de pós-graduação em Assuntos Públicos

  • Servimedia
  • 3 Dezembro 2024

O acordo inclui a criação da primeira oferta universitária de um Mestrado Executivo em Assuntos Públicos e de um Mestrado de Aprendizagem ao Longo da Vida em Assuntos Públicos e Governo.

A Universidade de Nebrija e o Instituto Europeu de Assuntos Públicos e Governo (Instituto AP) chegaram a um acordo para o lançamento de novos programas de pós-graduação e diplomas na Nebrija Business & Technology School (NBTS) relacionados com a área dos assuntos públicos e governo, nomeadamente o primeiro Mestrado Executivo em Assuntos Públicos (MPA Executive) e o primeiro Mestrado de Aprendizagem ao Longo da Vida em Assuntos Públicos e Governo (MPA); bem como diferentes diplomas de formação contínua, especialista universitário ou especialização em assuntos públicos nos sectores mais dinâmicos da economia espanhola.

Os assuntos públicos em Espanha estão a experimentar um grande crescimento, tanto em termos do número de empresas que já têm departamentos específicos, como do desenvolvimento de agências especializadas e do elevado nível de profissionais. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística e do Registo Comercial, o setor registou um aumento do volume de negócios de 25% nos últimos cinco anos. As principais empresas de serviços, como a LLYC, a Acento e a Vinces, ultrapassaram os 25 milhões de faturação e estão a expandir as suas equipas e serviços.

O instituto AP, com o apoio das principais empresas de consultoria que operam no setor, foi criado com o objetivo de oferecer programas de formação específicos aos especialistas em assuntos públicos e aos quadros superiores das administrações públicas. “Juntamente com estas empresas e profissionais e com a Universidade de Nebrija, queremos contribuir para melhorar o nível de formação, para partilhar as melhores práticas e tecnologias, para reunir a experiência profissional de funcionários públicos e gestores institucionais dos setores mais avançados da nossa economia”, explicou Joan Navarro, sociólogo e presidente do Instituto AP.

O corpo docente é constituído por profissionais com vasta experiência em administrações públicas e gestores de grandes empresas, associações empresariais e economia social. Esta experiência garantirá um ensino “ao mais alto nível”, afirmou Gregorio Martínez Garrido, Diretor de Relações Institucionais da Universidade de Nebrija, sublinhando que o programa educativo terá um enfoque eminentemente prático “para enfrentar os desafios do mundo real, permitir a interação e o diálogo com líderes de todo o espetro e capacitar os estudantes para alcançarem papéis de prestígio nos assuntos públicos”.

NOVOS PROGRAMAS

O Mestrado Executivo em Assuntos Públicos será lançado no ano letivo de 2025-2026, com um compêndio de matérias que vão desde a análise do ecossistema político e dos processos reguladores até à ética e às melhores práticas em assuntos públicos, culminando na estratégia e gestão de assuntos públicos a nível infra e supranacional. O programa foi concebido para dotar os estudantes de competências em matéria de interpretação e análise crítica das estruturas governamentais, elaboração e gestão de regulamentos e desenvolvimento de estratégias para influenciar as políticas públicas.

No ano letivo de 2026-2027, será lançado o Mestrado de Aprendizagem ao Longo da Vida em Assuntos Públicos e Governo, com disciplinas que abrangem uma vasta gama de tópicos, desde o contexto político e regulamentar até às práticas avançadas de lobbying e assuntos públicos, dotando os estudantes de uma compreensão “profunda” do ambiente legislativo e político.

Além disso, os diferentes diplomas serão lançados, o mais tardar, no ano letivo de 2025-2026, incluindo o Diploma de Especialista em Gestão de Gabinetes Políticos, o primeiro programa académico destinado a quadros superiores dos três níveis das administrações públicas espanholas e dos partidos políticos.

Estes programas académicos serão ministrados em regime presencial no campus do Politécnico e Ciências Sociais de Madrid-Princesa da Universidade Nebrija, embora também estejam disponíveis as modalidades online e streaming. As aulas serão ministradas em espanhol, embora possam ser leccionadas total ou parcialmente em inglês, consoante as necessidades.

Os alunos poderão realizar estágios académicos nas melhores empresas do sector ou em instituições ou empresas que necessitem da assistência de especialistas em assuntos públicos, sujeitos a seleção pelo instituto AP, de acordo com o acordo assinado com a Universidade Nebrija.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade Nebrija associa-se ao Instituto AP para lançar cursos de pós-graduação em Assuntos Públicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião