Arábia Saudita reforça o seu compromisso com a sustentabilidade na Conferência da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação
Riade torna-se o epicentro do debate mundial sobre a desertificação e a sustentabilidade, reunindo delegados de 196 países e da UE para a COP16.
A Arábia Saudita está a acolher a 16ª Conferência das Partes (COP16) da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) até 13 de dezembro. Este evento, realizado pela primeira vez na região do Médio Oriente e Norte de África, reúne delegados de 196 países e da União Europeia, consolidando o papel do país como líder na agenda global da sustentabilidade.
A cimeira visa chegar a acordo sobre medidas concretas para combater a seca, recuperar terras degradadas e atenuar o impacto das alterações climáticas nos ecossistemas terrestres. Atualmente, 40 por cento das terras do mundo estão degradadas, afetando cerca de 3,2 mil milhões de pessoas. A frequência das secas aumentou 29% desde 2000 e, até 2050, prevê-se que as secas afetem três em cada quatro pessoas no mundo. Perante este cenário, a Arábia Saudita assume um papel estratégico como anfitriã para promover uma ação imediata e coordenada.
Com esta reunião, a ONU culminará em 2024 as cimeiras dos três tratados ambientais nascidos na Cimeira da Terra no Rio de Janeiro (Brasil) em 1992, conhecidos como as Convenções do Rio, que tratam das alterações climáticas, da desertificação e da perda de biodiversidade. Cada reunião é conhecida como Conferência das Partes (COP) e conta com a participação de representantes de cerca de 200 países de todo o mundo.
A Arábia Saudita está a passar por uma transformação histórica rumo à sustentabilidade através de projetos como o programa Visão 2030, que se centra particularmente na proteção do ambiente, na recuperação dos ecossistemas e na transição para uma economia verde. Iniciativas como a Saudi Green Initiative e a Middle East Green Initiative são indicativas dos esforços do país para liderar a luta contra as alterações climáticas na região, incluindo projetos maciços de reflorestação, a expansão de áreas protegidas e a promoção de soluções de energia limpa.
As autoridades do país indicam que, no âmbito da COP16, a Arábia Saudita procura não só proporcionar uma plataforma de diálogo para a cooperação internacional, mas também posicionar-se como um modelo de como os países podem integrar a sustentabilidade nas suas estratégias de desenvolvimento económico e social. Pela primeira vez este ano, a COP16 introduz uma abordagem dupla com uma “via de negociação” e uma “agenda de ação”, ambas interligadas para alcançar resultados arrojados nas negociações formais e facilitar a implementação das decisões da COP.
A 16ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação é um evento internacional fundamental, onde os Estados membros e as organizações se reúnem para discutir os esforços globais de combate à desertificação. Também novidade para 2024, as três cimeiras realizar-se-ão entre outubro e dezembro do mesmo ano. Primeiro a COP16 sobre biodiversidade em Cali (Colômbia), que decorreu entre 21 de outubro e 1 de novembro; depois a COP29 sobre clima em Baku (Azerbaijão), que decorreu de 11 a 22 de novembro, e agora a COP16 sobre desertificação em Riade, que começou a 2 de dezembro e decorrerá até 13 de dezembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arábia Saudita reforça o seu compromisso com a sustentabilidade na Conferência da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação
{{ noCommentsLabel }}