MERCO publica classificação dos líderes da indústria farmacêutica com melhor reputação em Espanha em 2024

  • Servimedia
  • 5 Dezembro 2024

A MERCO apresentou o “Monitor de Reputación Sanitaria (MRS) 2024”, que avalia a reputação das empresas farmacêuticas em Espanha. Esta décima edição foi liderada pela Pfizer, Novartis e AstraZeneca.

A MRS fornece uma análise independente e exaustiva do panorama dos cuidados de saúde em Espanha. As suas análises incluem a classificação dos líderes da indústria farmacêutica mais valorizados no nosso país. No topo da lista estão o presidente cessante e o atual presidente da associação patronal Farmaindustria, Jesús Ponce, presidente da Novartis; Fina Lladós, presidente da Amge, seguida de Cristina Henríquez de Luna, presidente da GlaxoSmithKline; Rick Suárez, presidente da AstraZeneca; e Carlos Murillo, presidente da Pfizer.

Jesús Ponce, de Burgos, diretor da Farmaindustria entre 2022 e 2024 e presidente e CEO da Novartis Espanha desde 2019, está no topo da lista. Ponce define-se como um apaixonado pela utilização da ciência e da tecnologia para enfrentar os desafios de saúde mais complexos da sociedade. Promove uma abordagem centrada nas pessoas e no valor da inovação e está a impulsionar o compromisso da empresa com a medicina de precisão e a liderar a introdução de plataformas terapêuticas de ponta.

A presidente da Amgen Espanha, Fina Lladós, atual presidente da associação patronal Farmaindustria, subiu para o segundo lugar do ranking. Com uma carreira de mais de 25 anos na empresa, dos quais sete como presidente, a sua gestão é marcada por uma visão inclusiva e colaborativa.

Em terceiro lugar está a presidente da GlaxoSmithKline (GSK) em Espanha, Cristina Henríquez de Luna. Com uma vasta experiência internacional, reforçou a posição da GSK como um dos líderes do sector, expandindo o seu portfólio em vacinas e tratamentos respiratórios.

Rick R. Suárez, que subiu para a quarta posição e é o único não espanhol a estar entre os 5 principais líderes, faz parte da AstraZeneca há mais de 25 anos, principalmente nos Estados Unidos, e em 2020 assumiu a presidência em Espanha. Desde a sua chegada, reforçou significativamente a presença da empresa no país, que atualmente ultrapassa os 2.000 funcionários, e as suas relações com o ecossistema de saúde, defendendo firmemente a colaboração público-privada. Também estabeleceu com sucesso o AstraZeneca Global Hub em Barcelona, um centro internacional de investigação clínica que atingirá 1,3 mil milhões de euros de investimento nos próximos quatro anos e criará 2.000 postos de trabalho até 2025. Suárez é um membro ativo da comunidade LGBTI+ e, a partir do seu cargo, promove fortemente a diversidade, a inclusão e a saúde mental.

A fechar o top 5 está o presidente da Pfizer em Espanha, Carlos Murillo, que está na empresa há mais de 18 anos em importantes cargos de liderança, incluindo o de presidente regional para a América Latina. O seu foco é a inovação, o acesso a medicamentos avançados e a colaboração com profissionais de saúde para melhorar a saúde dos doentes.

Para esta 10ª edição da MRS, foram realizadas 11 avaliações e 43.910 inquéritos a profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, associações de doentes, informadores de saúde, gestores hospitalares, gestores de enfermagem, membros da administração pública de saúde, gestores de farmácias hospitalares e executivos de empresas farmacêuticas. Para além destas avaliações, foi realizada uma análise digital (Merco Digital), tendo sido analisadas mais de 124.825 menções e publicações. Por sua vez, para analisar a atratividade como empregador, foram realizados 37.382 inquéritos a diferentes públicos. Além disso, foi efetuada uma avaliação dos méritos reputacionais de 38 empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MERCO publica classificação dos líderes da indústria farmacêutica com melhor reputação em Espanha em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião