5 coisas que vão marcar o dia

A assembleia geral do Novobanco vai formalizar o fim antecipado do acordo e calcular o impacto financeiro da operação, permitindo ao banco avançar com a venda ou dispersão em bolsa.

A aprovação dos termos para finalizar o acordo de capital contingente no Novo Banco, permitindo à instituição avançar para o processo de venda ou dispersão em bolsa, vai dominar atenções no arranque da semana. Há ainda reunião do Eurogrupo e são divulgados importantes dados económicos lá fora. Por cá, será ainda conhecido o projeto da nova barragem de Fagilde, em Viseu, que irá custar cerca de 30 milhões de euros.

Acionistas do Novobanco aprovam fim do acordo de capital contingente

Os acionistas do Novobanco – Lone Star, Fundo de Resolução (FdR) e o Estado, através da Direção -Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) – formalizam esta segunda-feira a aprovação dos termos do entendimento que dita o fim antecipado do Acordo de Capital Contingente (CCA). O fim antecipado do mecanismo de capital contingente abre caminho aos dividendos e à venda do Novobanco no próximo ano, que, desde a resolução do BES há dez anos, já consumiu mais de oito mil milhões dos cofres públicos.

Eurogrupo debate comércio internacional com Reino Unido

A semana arranca com uma reunião do Eurogrupo. Num momento em que a eleição de Donald Trump como próximo presidente dos EUA continua a suscitar muitos receios sobre o impacto dos resultados das eleições no comércio internacional, um dos temas em destaque na agenda será o diálogo económico internacional com o Reino Unido. No âmbito de uma série de contactos estabelecidos com os principais parceiros internacionais sobre a evolução da economia mundial, o órgão que reúne os ministros das Finanças da União Europeia vai realizar um debate com Rachel Reeves, chanceler do Tesouro do Reino Unido.

Apresentação do projeto para nova barragem de Fagilde

Está agendada para esta segunda feira a apresentação do estudo do projeto para a construção da nova barragem de Fagilde. A apresentação está marcada para as 16h30 e deverá ser apresentado pela ministra do Ambiente, em Viseu. A nova barragem, que foi anunciada no passado mês de agosto e envolve quatro municípios, tem um custo estimado a rondar “os 30 milhões” e visa garantir o abastecimento de água à população local de forma segura e sustentável, segundo indicou o ministério do Ambiente e Energia, aquando do anúncio.

PIB do Japão e preços no produtor na China

São divulgados os números finais para a evolução do produto interno bruto (PIB) japonês no terceiro trimestre do ano. Os dados preliminares revelaram um crescimento trimestral homólogo de 0,9%, um resultado que poderá ser revisto em alta para uma subida de 1%, segundo os economistas. Serão ainda divulgados importantes indicadores económicos da economia chinesa. Está agendada a divulgação do índice de preços no produtor e a taxa de inflação, no país.

Eurostat publica preços na agricultura

O gabinete de estatísticas europeu divulga, esta segunda, os índices de preços na agricultura, no terceiro trimestre de 2024. Será ainda conhecido um inquérito sobre a força de trabalho na região, relativo a 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião