Teresa Rebelo Pinto: “Só tenho sucesso profissional porque tenho outras dimensões da minha vida e porque durmo bem”
Teresa Rebelo Pinto, psicóloga e especialista do sono, defende no podcast E Se Corre Bem? que dormir bem é um investimento no futuro, essencial para a saúde mental e o sucesso profissional.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Teresa Rebelo Pinto, psicóloga especializada em sono partilhou, no nono episódio do podcast E Se Corre Bem?, o seu caminho até ao dia em que decidiu apostar num tema pouco explorado: o sono. Movida por uma forte vocação social, desde cedo que Teresa Rebelo Pinto quis criar algo que tivesse impacto real na vida das pessoas, especialmente nesta área que ainda é tão pouco explorada. Desta vontade surgiu a sua clínica, com o seu nome, onde une a saúde mental e o sono.
“Eu acho que sempre tive uma veia social forte de intervenção na comunidade e de ajuda ao outro. Queria fazer qualquer coisa que estivesse a faltar e, portanto, do ponto de vista da saúde mental é algo indissociável da qualidade do sono”, diz.
A psicóloga explica que estas duas áreas – a psicologia e o sono -, até agora tratadas de forma separada, necessitavam de uma conexão mais profunda e de profissionais de saúde mais capacitados para intervir eficazmente. Entre as iniciativas desenvolvidas, destaca o Check-up do Sono, uma ferramenta preventiva implementada em empresas, que avalia os fatores de risco e promove hábitos saudáveis para melhorar o bem-estar e a produtividade das equipas.
"Eu acho que temos de nos conhecer e ir ajustando o nosso estilo de vida também àquilo que são as necessidades do corpo, mas um número mágico para dormir cada pessoa é que o sabe”
Esta iniciativa surgiu depois de Teresa Rebelo Pinto ter reparado que havia falta de ferramentas para as empresas trabalharem de forma preventiva. “Estava um bocado farta daquela sessão de sensibilização típica”, diz.
Defensora de que o sono é “um investimento futuro”, Teresa Rebelo Pinto deixa um aviso para as empresas: “Os erros relacionados com a falta de saúde mental ou a falta de sono custam mesmo muito dinheiro às empresas”.
No entanto, relembra que o investimento numa melhor qualidade de sono e, consequentemente, na saúde mental, começa no indivíduo. “Eu só tenho sucesso profissional porque tenho outras dimensões da minha vida, porque durmo bem e tenho tempo para mim”, refere.
Ao longo do episódio, a psicóloga falou sobre preconceitos, principalmente daqueles que estão inerentes ao sono. Irrita-lhe pessoas que se gabam das poucas horas que dormem, mas admite que também não existe um “número mágico” de horas necessárias para se dormir.
“Há um mindset, ainda antiquado, de que nós temos de aguentar. Eu acho que temos de nos conhecer e ir ajustando o nosso estilo de vida também àquilo que são as necessidades do corpo, mas um número mágico para dormir cada pessoa é que o sabe”, explica.
Este podcast está disponível no Spotify e na Apple Podcasts. Uma iniciativa do ECO, que Diogo Agostinho, COO do ECO, procura trazer histórias que inspirem pessoas a arriscar, a terem a coragem de tomar decisões e acreditarem nas suas capacidades. Com o apoio do Doutor Finanças e da Nissan.
Se preferir, assista aqui:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Teresa Rebelo Pinto: “Só tenho sucesso profissional porque tenho outras dimensões da minha vida e porque durmo bem”
{{ noCommentsLabel }}