Alex Muzio, presidente da União dos Clubes Europeus (UEC): “A reforma da Superliga está tão mal feita que parece o projeto de uma criança de 10 anos”
O presidente da UEC não está convencido da atratividade do novo formato da chamada Liga Unify.
O presidente da União dos Clubes Europeus (UEC) e também presidente do Union St Gilloise, que joga na Jupiter Pro League belga, Alex Muzio, disse numa entrevista ao meio de comunicação belga “DH Les Sports” que “a reforma da Superliga está tão mal feita que parece o projeto de uma criança de 10 anos”.
Muzio salientou que “a A22 criticou as competições da UEFA no passado por terem demasiados jogos sem sentido, mas propõe uma fase de grupos com 14 jogos garantidos, o que provavelmente levará a muitos mais jogos sem sentido, e algumas equipas terão em breve muito pouco para jogar”. O eurodeputado referiu ainda que a A22 “se queixou da falta de novidade da UEFA, que retratou como um modelo antiquado… mas não está a propor nada de verdadeiramente inovador a nenhum nível”.
Na mesma entrevista, Muzio disse ainda que esta nova versão da Superliga se deve ao facto de a A22 poder ser sancionada se não apresentar um projeto de competição. A este respeito, Muzio comentou que “doze clubes assinaram um acordo com a A22 para lançar o projeto da Superliga, e é mais do que provável que esse acordo preveja uma compensação financeira se o projeto não for apresentado. Para mim, a A22 tem de lhes provar que propôs efetivamente um projeto, ou arrisca-se a ter de pagar multas coercivas. Ficaria surpreendido se algum clube se interessasse por um projeto tão vago e pouco detalhado”.
A UEC é um dos principais intervenientes no atual ecossistema de governação do futebol a nível europeu. Fundada em abril de 2023 para melhorar o apoio e a defesa dos clubes profissionais de não elite em toda a Europa, representa mais de 140 clubes de 25 associações nacionais diferentes.
Em Espanha, a LALIGA também reagiu com um comunicado em X, que descreve como “um novo modelo da falhada Superliga”. A associação espanhola de futebol considera que esta nova versão da A22 “ameaça a governação do futebol europeu ao pretender ser dirigida por alguns dos grandes clubes em seu próprio benefício, promovendo um modelo de exploração audiovisual que beneficiaria um número muito reduzido de clubes de elite e destruiria a economia das ligas nacionais. Um projeto que continua a não ter o apoio de clubes, federações, jogadores, adeptos e instituições”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alex Muzio, presidente da União dos Clubes Europeus (UEC): “A reforma da Superliga está tão mal feita que parece o projeto de uma criança de 10 anos”
{{ noCommentsLabel }}