Barcelona e Madrid, epicentro das compras no sector do luxo e da alta joalharia neste Natal

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  • 7:23

Este ano, além disso, as suas montras estarão repletas de firmas e marcas tradicionais, especialmente relojoeiros, que no último ano têm vindo a marcar presença nas suas ruas mais procuradas.

Barcelona e Madrid voltam a ser o epicentro das compras de luxo neste Natal, consolidando-se como os principais centros de moda, joalharia fina e relojoaria do país.

O Paseo de Gracia, em Barcelona, e a Calle Serrano, em Madrid, voltam a ser as ruas mais procuradas graças ao impulso das marcas de luxo e retomam o título de ruas comerciais mais caras de Espanha, segundo os últimos dados da Cushman & Wakefield. Os retalhistas de todo o mundo continuam a optar por uma presença física das suas marcas em locais de luxo.

Na capital catalã, neste Natal, as marcas mais emblemáticas voltam a apresentar as suas propostas, dando prioridade à personalização e ao artesanato tradicional. Entre as empresas mais consolidadas encontra-se o grupo de joalharia fina Rabat, que dispõe de cinco estabelecimentos ao longo do Paseo de Gracia, com a sua loja principal na Casa Codina, um edifício emblemático de seis andares situado ao lado de La Pedrera.

Outra marca é a Panerai, que abriu recentemente a sua primeira boutique em Barcelona, muito perto da Diagonal, graças à Rabat, seu distribuidor oficial desde há muitos anos. E nos Jardinets de Gràcia, a Patek Philippe, que planeia abrir uma boutique nos próximos meses, irá aumentar a sua oferta premium, consolidando a capital catalã como o epicentro da alta relojoaria no panorama internacional.

Em Madrid, na Serrano, o luxo também vai reavivar uma campanha de vendas chave neste Natal e as principais marcas têm vindo a posicionar-se para estarem nas melhores localizações desta rua madrilena, à frente da Ortega y Gasset.

Ao longo desta artéria privilegiada, destacam-se marcas de moda e de alta joalharia, como Cartier, Rabat, Hublot, Tiffany ou firmas como Louis Vuitton, Loewe ou Prada, entre muitas outras. Os grandes operadores, juntamente com as empresas de cariz espanhol, procuram fidelizar os clientes locais, que evoluíram para um maior interesse pela exclusividade, pelo design personalizado e pela sustentabilidade, ao mesmo tempo que respondem à crescente procura internacional.

Se o Natal é um momento-chave para as marcas de luxo, a sua aposta na sustentabilidade e na circularidade também ganha força nesta altura do ano e consolida uma tendência de crescimento. De acordo com um estudo do Círculo Fortuny com a análise da McKinsey, a sustentabilidade é uma oportunidade para gerar impacto no setor de gama alta e pode também ser rentável.

Esta análise demonstrou que os consumidores exigem cada vez mais artigos e experiências mais sustentáveis, pelo que é fundamental que a sustentabilidade seja integrada no modelo de negócio para que seja coerente e credível ao longo do tempo.

Prova disso é a aposta na circularidade e na sustentabilidade que marcas de luxo como a Gucci, Prada e Hermès têm posto em prática, com serviços de preowned para dar uma segunda vida aos seus artigos, quer através de canais diretos, quer através de parcerias com plataformas especializadas em artigos de luxo.

Na joalharia fina e na relojoaria, um grande expoente em Espanha tem sido a Rabat, com o seu serviço “Rabat Pre-Owned & Vintage”, concebido para oferecer aos colecionadores e amantes da joalharia fina a possibilidade de redescobrir os relógios e promover a economia circular e a sustentabilidade, permitindo que os colecionadores desfrutem de relógios de coleção e vintage nas mesmas condições em que foram fabricados. A Watches of Switzerland e a Bucherer também deram este salto quando se aperceberam de que os clientes e potenciais compradores estavam a mostrar grande interesse em relógios intemporais.

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