Custo da tarifa social da luz desce para 124,2 milhões de euros em 2025
Valor do financiamento reduz-se em 12 milhões de euros em 2025 face ao ano anterior, devido à diminuição do número de beneficiários, anunciou a ERSE.
A tarifa social da eletricidade vai custar menos em 2025 devido à redução do número de beneficiários, anunciou esta sexta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Face ao 2024 a diferença é de 12 milhões de euros.
“Para 2025, o valor do financiamento dos custos da tarifa social será de 124,2 milhões de euros, cerca de 12 milhões de euros menos que o valor previsto no ano anterior de 136,5 milhões de euros. Esta diminuição é justificada pela redução do número de beneficiários deste apoio, em 2025, em Portugal continental e nas Regiões Autónomas“, refere o regulador.
A ERSE anunciou, assim, a aprovação, após processo de consulta pública, das diretivas referentes à repartição do financiamento dos custos com a tarifa social em 2025 e de ajustamentos de anos anteriores.
Desde o ano passado, o modelo de financiamento dos custos com a tarifa social de eletricidade alterou-se, passando a considerar não só os produtores, como os comercializadores e os demais agentes de mercado na função de consumo. Compete à ERSE garantir a operacionalização do financiamento da tarifa social.
O quadro legal prevê “a realização de consultas públicas para a repartição dos montantes da tarifa social, incluindo os ajustamentos relativos a anos anteriores, promovendo desta forma, previamente à decisão da ERSE, a participação dos agentes financiadores e a sua pronúncia sobre a proposta de repartição dos montantes a financiar no ano seguinte”.
A tarifa social resulta da aplicação de um desconto na tarifa de acesso às redes de eletricidade e a aplicação do desconto na tarifa de acesso às redes permite a sua aplicação tanto no mercado liberalizado como no mercado regulado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Custo da tarifa social da luz desce para 124,2 milhões de euros em 2025
{{ noCommentsLabel }}