Marcas brilham no Natal. Recorde algumas das campanhas deste ano
Seja através da recuperação de músicas natalícias, com a partilha de histórias emocionantes ou com apelos à solidariedade, são várias as estratégias das marcas para comunicar nesta época festiva.
Chegando a altura do Natal são muitas as marcas que aproveitam a época festiva — uma das mais importantes do ano em termos de comunicação — para “brilhar” e tentar chegar junto dos consumidores.
Enquanto algumas apostam na recuperação de músicas natalícias, outras tentam passar mensagens de solidariedade, fraternidade, empatia, amor e gratidão. Apelos à solidariedade ou a partilha de histórias emocionantes ou engraçadas são algumas das estratégias utilizadas pelas marcas para comunicar na época natalícia.
O +M compilou algumas das principais campanhas de Natal que pretendem contagiar os portugueses com a “magia” da quadra e com a comunicação das respetivas marcas.
“Somos uma só família” – Meo
O Artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos serve de mote para a campanha de Natal do Meo, que este ano celebra o poder da união e da igualdade entre comunidades. “Somos uma família” é a mensagem “traduzida na união e na amizade genuína, sem fronteiras, das duas crianças que, livres de barreiras, diferenças e preconceitos”, protagonizam a campanha. A campanha é assinada pela Dentsu Creative e produzida pela GarageFilms.
“Experimenta viver mais” – Vodafone
A Vodafone optou por abordar na sua campanha de Natal a importância de um uso responsável da tecnologia, em particular dos telemóveis. Para isso, mostra como um jovem “redescobre” a importância da relação humana e se reconecta com a vida para lá do ecrã, após ficar sem o telemóvel quando vai passar o Natal a casa do avô. Com assinatura da VML e produção da Krypton Films, a campanha criada e produzida em Portugal foi também lançada na Alemanha, Países Baixos e Grécia.
“A Mensagem” – Nos
Já a aposta da Nos passou por recuperar a música “A Todos um Bom Natal”, original do Coro de Santo Amaro de Oeiras. O spot mostra uma jovem que, estando a viver longe da família, decide desejar um bom Natal, através de uma mensagem de voz, onde canta a tradicional canção “A todos um Bom Natal”. À medida que a mensagem se propaga, acaba por inspirar e envolver aqueles que a ouvem, criando uma corrente de alegria. “O Natal é maior quando é partilhado. Passa a mensagem“, ouve-se no final do spot, onde se vê a protagonista a chegar a casa da família para a quadra natalícia. A criatividade é da Havas e a produção da Ministério dos Filmes.
“Todos Recebemos Mais Quando Damos Mais” – Continente
Lançada com o objetivo de reforçar “valores como empatia e a generosidade”, a campanha de Natal do Continente é composta por duas histórias interligadas, centrando-se na premissa de que “todos recebem mais, ao dar mais”. Com criatividade da Fuel, o primeiro spot lançado no âmbito da campanha acompanha a relação entre um homem de mais idade e uma funcionária da Cozinha Continente. O segundo tema é protagonizado pela atriz Gabriela Barros que perde o seu bolo-rei mas onde o gesto generoso de um desconhecido -– o mesmo do primeiro vídeo — faz com que metade de um bolo-rei seja entregue na sua ceia de Natal.
“E o Bolo-Rei quem trouxe? Foi o Pingo Doce e a Versailles” – Pingo Doce
Na sua campanha de Natal deste ano, o Pingo Doce, em parceria com a pastelaria Versailles, entrega o protagonismo ao bolo-rei. Assinada pela BBDO Portugal e com produção da Blanche Films, a campanha retrata uma família reunida no Natal, com o avô a partilhar com a neta as saudades que tem da altura em que vivia em Lisboa e tinha como ritual ir comprar o bolo-rei à Versailles. A neta, ao ficar sensibilizada por estas recordações, desafia o avô a manter a tradição, dizendo-lhe que a mesma se encontra apenas a 10 minutos a pé de distância. O avô, surpreendido, fica a perceber que neste Natal é possível manter a tradição, apenas com uma visita ao Pingo Doce mais próximo.
”Neste Natal há coisas que só na Auchan” – Auchan
Muitos dos momentos de celebração do Natal são proporcionados por uma parte “invisível”, através de um trabalho desenvolvido nos “bastidores”. É essa “outra metade da história” que a Auchan mostra na sua campanha de Natal desenvolvida pela Bar Ogilvy – co-adjuvada pela The Brand Affair, 10 Digital e Burson — e produzida pela Jungle Corner. Partindo de momentos de celebração à mesa e após elogios ouve-se no spot: “Mas isso é só metade da história”, sendo que a partir daí, os espectadores são levados a conhecer colaboradores da Auchan que partilham “o processo e o carinho investidos em cada produto”.
“Nesta Noite, Deu-te Uma Branca…” – Worten
A campanha de Natal da Worten este ano é inspirada nos portugueses que deixam tudo para a última hora. “Português que é português deixa tudo para a última. Todos conhecemos alguém assim. Foi a partir desta observação que construímos a campanha de Natal da Worten deste ano, desta vez aliada à música, que é uma ferramenta muito poderosa para criar memorização”, explicou João Madeira, diretor criativo da Fuel. Assim, e a cantar, Ricardo Araújo Pereira e Inês Aires Pereira protagonizam a campanha que diz como claim “Não deixes tudo para a última, deixa tudo para a Worten“. A produção é da Looks:Good.
“O recomeço” – Fnac
Na sua campanha de Natal, assinada pela Judas, a Fnac relembra que “há paixões que são adiadas ao longo da vida, mas que nunca é tarde para descobrir um novo sonho“. No spot conta-se a história de uma professora que se está prestes a reformar, tendo os seus alunos aproveitado a última aula para lhe escrever cartas com mensagens inspiradoras e de agradecimento. De regresso a casa, os dias passam e a sensação de vazio e solidão tomam conta da antiga professora. Para se sentir mais acompanhada, recupera a caixa com as mensagens dos alunos e começa a lê-las em voz alta, para que fiquem registadas num antigo gravador. Ao descobrir esta vontade, a filha decide oferecer-lhe um microfone de podcast como presente de Natal, momento em que a ex-professora aceita o desafio de descobrir uma nova paixão.
“Este Natal, pensa bem, oferece melhor” – Sonae Sierra
A Sonae Sierra, gestora de centros comerciais como o NorteShopping, o Vasco da Gama, o Colombo e o CascaiShopping, apela neste Natal a um consumo consciente, refletido e planeado, através de uma campanha protagonizada pela influenciadora Madalena Abecasis. Cruzando a criatividade e o humor com dados reais sobre os comportamentos de consumo dos portugueses, o spot identifica os perfis de comportamentos típicos na época natalícia e os estereótipos mais comuns, os quais foram foram interpretados por Madalena Abecasis. “Este Natal, pensa bem, oferece melhor” contou com a criatividade da Born e com a produção da Mother.
“O melhor presente para este Natal é a dignidade” – Cruz Vermelha Portuguesa
Já a Cruz Vermelha Portuguesa, com a sua campanha de Natal deste ano, pretendeu levar aos portugueses a mensagem de que “mesmo em tempos difíceis, garantir a dignidade é o primeiro passo para promover a autonomia e quebrar ciclos de pobreza e exclusão”, visando a recolha de donativos. Tendo como lema “Dignidade. Todos os Dias“, a campanha é assinada pela Kobu e produzida pela Shot And Cut Films.
“Porto presente” – FC Porto
O Futebol Clube do Porto lançou a iniciativa “Porto Presente”, uma campanha de recolha de presentes nos jogos em casa, para os entregar a crianças de diversas instituições. Os atletas portistas Alan Varela, Samu, Inês Oliveira, Joana Resende, Toney Douglas e Diogo Rêma protagonizam a campanha, acompanhados por funcionários, sócios e adeptos, “as verdadeiras estrelas” que têm a possibilidade de “proporcionar um Natal azul e branco a quem mais precisa”. O conceito criativo de “Porto presente” é da Legendary Iberia.
“É no cuidado que o amor se fortalece” – O Boticário
Tendo como objetivo celebrar os laços familiares, a campanha de Natal d’O Boticário visa “destacar importância de cuidar de quem sempre cuidou de nós”. Com mais de quatro minutos de duração, o filme “explora, com sensibilidade, os desafios que os filhos enfrentam quando assumem o cuidado dos pais, revelando os conflitos e reconciliações que testam e fortalecem os laços de amor”. Segundo a marca, esta é a sua “maior realização audiovisual” de sempre. A campanha foi produzida no Brasil pela AlmapBBDO e adaptada ao mercado português.
“A Carta da Avó Lena” – Prio
A Prio mostra em campanha que nunca é tarde para escrever ao Pai Natal, algo que Maria Helena — a avó Lena — decidiu fazer aos 62 anos. No spot, a carta imaginária ao Pai Natal dá lugar a uma carta real, a de condução, com a energética portuguesa a “reforçar o compromisso em destacar a mobilidade como fator de proximidade entre gerações“. O conceito criativo foi desenvolvido pela Adagietto, tendo a produção ficado a cargo da Bro Cinema.
“Os bónus já cá cantam” – Solverde
A Solverde.pt apostou em Bjazz Choir, um coro a capella de Guimarães, para interpretar a canção original “São muitos bónus“, para a sua campanha de Natal deste ano. Assinada pela Legendary, a campanha contou com a produção da Snowberry.
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