Sodecia entra no capital e gestão da empresa centenária alemã Huf
O acordo prevê aquisição inicial de 30% e o alcance de uma posição maioritária até 2028. Rui Lemos Monteiro vai tornar-se CEO da empresa no próximo ano.
A Sodecia assinou esta quinta-feira um acordo para entrar na estrutura acionista e na equipa de gestão do grupo alemão Huf, uma empresa de componentes para o setor automóvel que tem estado em processo de reestruturação e refinanciamento desde 2021. A empresa nortenha, liderada pelo Rui Lemos Monteiro, comprou uma posição minoritária de 30%, mas irá aumentar essa participação ao longo dos próximos anos.
O acordo prevê ainda que o empresário português se torne CEO da Huf no próximo ano. “O Huf tem um enorme potencial e estou ansioso por trabalhar com os seus colaboradores. A Huf tem carteiras de pedidos completas, um portefólio de produtos preparado para o futuro e equipas dedicadas em todo o mundo. Estamos a conquistar um parceiro global estabelecido para o grupo Sodecia, com grande reputação nos fabricantes automóveis”, afirmou o CEO da Sodecia, Rui Monteiro.
Para a empresa portuguesa – que esteve na corrida à Efacec – esta operação implica outras mudanças. Por exemplo, vai ser criada uma nova unidade de negócio chamada ‘Acesso & Autorização’ relacionada com as soluções vendidas pela Huf (sensores, chaves de automóveis, etc). Abre-se também a porta a mais clientes e mais geografias.
Como é que se processará a transação? Primeiro, a Sodecia adquire esta participação minoritária de 30% na Huf e dará fundos “significativos” de que a empresa alemã precisa para desenvolver os seus planos de crescimento. Depois, até 2028, a Sodecia aumentará a posição até que seja superior a 50%.
A Huf tem mais de 100 anos de história, sede na Alemanha, unidades em 12 países na Europa, América e Ásia, cerca de 7.500 trabalhadores e um volume de negócios superior a mil milhões de euros (1,2 mil milhões de euros em 2023). Fundada em 1908, na cidade de Velbert, por Ernst Hülsbeck e August Fürst em 1908, é reconhecida no mercado pelas soluções mecânicas, eletrónicas e de software para carros.
“A Sodecia é o parceiro ideal para a Huf. A empresa familiar portuguesa tem uma vasta experiência e recursos que permitirão à Huf não só reforçar a sua excelência operacional, mas também investir em soluções de acesso e autorização automóvel ainda mais inovadoras”, afirmou o presidente do conselho consultivo da Huf, Ulrich Hülsbeck.
A escritura do contrato de compra de ações foi feita em Frankfurt, de acordo com as informações divulgadas nas redes sociais pela equipa legal.
“Com esta operação, a Sodecia irá desenvolver uma nova linha de negócio, dedicada aos produtos de acesso e autorização para a indústria automóvel, na qual a Huf é um dos principais players internacionais com elevada reputação e reconhecida qualidade. A importância desta operação para o reforço da economia e da competitividade industrial portuguesas é indiscutível, com a perspetiva a longo prazo de a Sodecia reforçar a sua posição como um dos mais fortes fornecedores estratégicos dos principais OEM a nível mundial”, destacou o advogado Miguel Lopes Cardoso, sócio da Lopes Cardoso & Associados, reconhecendo que foi a operação de M&A mais complexa na qual esteve envolvido.
A Huf foi assessora pela Freshfields.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sodecia entra no capital e gestão da empresa centenária alemã Huf
{{ noCommentsLabel }}