Natal não dá tréguas ao preço da eletricidade na Península Ibérica. Dezembro foi o mês mais caro do ano

Os preços da eletricidade no mercado ibérico têm estado em altas durante o mês de dezembro. Esta quinta-feira, atingirá o máximo de 166,80 euros por MWh.

Os preços da eletricidade no mercado grossista, no qual os produtores vendem a eletricidade aos comercializadores, têm estado em forte alta na Península Ibérica durante o mês de dezembro.

De acordo com os dados disponíveis na plataforma do mercado ibérico (OMIE) para Portugal e Espanha, o preço médio da eletricidade no mercado grossista, esta quinta-feira, definido no dia anterior, é de 133,94 megawatt/hora (MWh).

A hora mais cara deverá ocorrer pelas 21h00, altura em que o preço da eletricidade no mercado grossista irá atingir os 166,80 euros por MWh. É preciso recuar quase dois anos, altura em que a crise energética na Europa empurrava os preços da eletricidade para constantes subidas, para encontrar valores semelhantes.

Nos últimos 26 dias, o preço da eletricidade tem estado acima dos 100 euros em média no mercado grossista, o que faz de dezembro o mês mais caro deste ano. O mês mais barato foi abril, altura em que o preço da eletricidade leiloada no mercado elétrico esteve abaixo de zero.

Apesar das subidas, o aumento do preço no mercado grossista, não deverá ter impacto em todos os clientes. Estas flutuações horárias apenas afetam os consumidores que têm tarifas indexadas. Os que estão no mercado livre pagarão o seu consumo de acordo com o preço por MWh fixado pela empresa com a qual têm um contrato de fornecimento.

Os preços da eletricidade no mercado ibérico estão a ser pressionados pelos preços do gás natural, que também é usado como matéria-prima para a produção de eletricidade. O mesmo se tem verificado com os preços dos contratos de gás natural que servem de referência para a Europa, o holandês Title Transfer Facility (TTF), que ao longo do mês de dezembro tem oscilado devido aos riscos que poderão surgir com o fim do contrato de fornecimento de gás entre a Rússia e a Ucrânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Natal não dá tréguas ao preço da eletricidade na Península Ibérica. Dezembro foi o mês mais caro do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião