Fiequimetal alarga greve ao trabalho extraordinário até ao final de 2025
Os trabalhadores já estavam em greve ao trabalho extraordinário até ao final do corrente ano.
Os trabalhadores representados pela Fiequimetal vão poder fazer greve ao trabalho extraordinário até ao final de 2025, segundo os pré-avisos divulgados por esta federação. Estes trabalhadores já estavam em greve ao trabalho extraordinário até ao final do corrente ano.
Conforme precisou, em comunicado, a Fiequimetal – Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas, afeta à CGTP, o recurso à greve, entre as 00:00 de 01 de janeiro e até às 24:00 de dia 31 de dezembro de 2025, representa a “não realização de trabalho suplementar em todas as situações possíveis […] e ainda nos casos de prevenção ou disponibilidade ou outras de natureza similar”.
Em causa estão situações como o prolongamento ou antecipação do horário normal de trabalho, dias de folga, feriados, descanso semanal obrigatório ou complementar. Os pré-avisos preveem também a possibilidade de não realização de trabalho em dia feriado que, por escala, seja dia normal de trabalho.
A Fiequimetal referiu que, desde 2015, o trabalho extra passou a ser remunerado sem os cortes que foram permitidos entre 01 de agosto de 2012 e 31 de dezembro de 2014. Os trabalhadores exigem que sejam respeitados direitos como o descanso compensatório e o valor do acréscimo remuneratório.
A greve também tem em vista a negociação da contratação coletiva e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. “Esta é também uma forma de luta contra o desemprego e pelo emprego de qualidade e com direitos”, sublinhou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fiequimetal alarga greve ao trabalho extraordinário até ao final de 2025
{{ noCommentsLabel }}