5 coisas que vão marcar o dia
O BdP divulga a evolução da dívida pública e dos empréstimos bancários e o INE publica o indicador de clima económico. Terminam várias greves e bolsas voltam a negociar.
O Banco de Portugal (BdP) mostra a evolução da dívida pública assim como dos empréstimos e depósitos bancários. Já o Instituto Nacional de Estatística (INE) mostra os resultados do inquérito de conjuntura às empresas e consumidores. Esta quinta-feira, as bolsas voltam a negociar após a pausa do ano novo.
Dívida pública, empréstimos e depósitos bancários
O Banco de Portugal publica a evolução da dívida pública relativa ao mês de novembro de 2024. Em outubro, o stock da dívida das administrações públicas na ótica de Maastricht baixou 0,9% para cerca de 270 mil milhões de euros. A instituição divulga ainda a evolução dos empréstimos e depósitos bancários no mês de novembro do ano passado.
Como está a situação financeira das famílias e empresas em Portugal?
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta manhã os resultados dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores referentes a dezembro de 2024. Assim, será conhecida a saúde financeira das empresas e das famílias em Portugal. O indicador de confiança dos consumidores aumentou ligeiramente em novembro, após ter diminuído no mês anterior, e o indicador de clima económico subiu, atingindo um máximo desde março de 2019.
Bolsas voltam a negociar após a pausa do ano novo
Após a tradicional pausa do ano novo, as bolsas regressam à negociação, depois de um 2024 positivo, marcado por novos máximos nos EUA. Ao contrário das congéneres europeias, a bolsa de Lisboa foi incapaz de fechar o ano com saldo positivo. Olhando para 2025, os investidores estarão especialmente atentos à tomada de posse de Donald Trump como presidente dos EUA, num momento em que persistem vários riscos geopolíticos.
Terminam várias greves
O dia será marcado pelo fim de várias greves que provocaram constrangimentos em vários setores de atividade. Esta quinta-feira termina greve dos trabalhadores da indústria de hotelaria, turismo, restaurantes e similares do Norte ao trabalho suplementar e aos feriados. O dia será marcado pelo térmico da greve dos trabalhadores da Portway, dos colaboradores da Metro do Porto e dos funcionários da Higiene Urbana de Lisboa.
Termina operação “Natal e Ano Novo” da GNR e da PSP
A operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” termina a 2 de janeiro. A GNR iniciou no dia 18 de dezembro o reforço de patrulhamento durante o período de Natal e Ano Novo, incluindo ações em vias com maior fluxo de trânsito e nos locais de maior afluência de pessoas, zonas residenciais, de diversão, industriais e comerciais. A PSP também reforçou a presença no terreno com a operação “Polícia Sempre Presente: Festas em Segurança 2024-2025”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}